Ambas da GloboNews, a jornalista Míriam Leitão desmentiu a colega Andréia Sadi, na edição desta quinta-feira (3), do “Conexão GloboNews”. A jornalista e comentarista de economia deixou claro o real motivo para a ausência do presidente da China, Xi Jinping, na Cúpula do BRICS, de 5 a 8 de julho, no Rio de Janeiro.
“O Xi Jinping disse para o Lula que ele já tinha vindo ao Brasil para a reunião do G-20 há muito pouco tempo e ele tem outros compromissos e não poderia vir. Mas isso não reduz o envolvimento da China com essa reunião e essa presidência do presidente Lula”, destacou Míriam.
Te podría interesar
O líder chinês viajou ao Brasil no final de 2024 para participar da Cúpula de Líderes do G-20, além de ter feito uma visita de Estado a Brasília.
Andréia Sadi tinha afirmado, na quarta (2), que um suposto episódio envolvendo a primeira-dama brasileira, Janja, durante jantar em Pequim, em maio, teria determinado a decisão de Xi Jinping em não comparecer ao encontro do BRICS. “É muito difícil desvincular o que aconteceu naquela viagem com a ausência do presidente chinês na cúpula”, disse ela.
Na ocasião referida, Janja teria pedido ajuda ao governo chinês para combater os efeitos danosos do TikTok, plataforma que pertence a um grupo empresarial do país, principalmente no que se refere a disseminação de fake news e conteúdos de extrema direita.
China será representada
A comprovação da importância que a China dá à Cúpula do BRICS é que, apesar da ausência de Jinping, o país será representado pelo primeiro-ministro Li Qiang. A informação foi confirmada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, também participaria do encontro no Brasil, mas conversou com Lula e comunicou que a viagem foi cancelada após seu território ser alvo de ataques de Israel e dos Estados Unidos no último mês.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.