ABI denuncia ataque hacker contra site oficial: “O jogo está ficando cada vez mais bruto”

A entidade foi mais um alvo da onda de ataques virtuais que tem se disseminado nos últimos meses

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi às redes sociais nesta terça-feira (1º) denunciar um ataque hacker que atingiu o site oficial da entidade. O portal ficou fora do ar por cerca de 24h.

“O site da ABI sofreu um ataque pesado de hackers que o tirou do ar na segunda-feira, 31 de agosto. Estamos trabalhando para restabelecê-lo. Como se vê, o jogo está ficando cada vez mais bruto, mas não irão nos calar”, tuitou a ABI.

Segundo informações da entidade, os ataques acabaram derrubando o servidor. os IPs dos invasores foram identificados e serão bloqueados. Os endereços tem origem em vários países, dentre eles, Rússia, Holanda, Bolívia e Estados Unidos.

O site voltou ao ar por volta das 19h30 desta terça-feira. A ABI afirmou que vai acionar a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, da Polícia Civil. “Estamos colhendo as informações com os técnicos e vamos abrir Boletim de Ocorrência”, disse à Fórum o diretor administrativo da ABI, Antero Luiz Cunha.

Essa não é a primeira vez que o site sofre ataques.

Ataques hackers

Diversas entidades e grupos ligados aos direitos humanos e a pautas progressistas tem denunciado uma massificação de ataques hackers nos últimos meses. A Fórum, inclusive, chegou a ser alvo junto a outros veículos como O Globo. Entre as denúncias de invasões relatadas nos últimos meses estão palestras sobre violência de gênero e questões raciais, lançamentos de pré-candidaturas do PSOL e do PT, perfis de influenciadores negros e até aulas online de Direito.

Tags:

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR