
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi às redes sociais nesta terça-feira (1º) denunciar um ataque hacker que atingiu o site oficial da entidade. O portal ficou fora do ar por cerca de 24h.
“O site da ABI sofreu um ataque pesado de hackers que o tirou do ar na segunda-feira, 31 de agosto. Estamos trabalhando para restabelecê-lo. Como se vê, o jogo está ficando cada vez mais bruto, mas não irão nos calar”, tuitou a ABI.
Segundo informações da entidade, os ataques acabaram derrubando o servidor. os IPs dos invasores foram identificados e serão bloqueados. Os endereços tem origem em vários países, dentre eles, Rússia, Holanda, Bolívia e Estados Unidos.
O site voltou ao ar por volta das 19h30 desta terça-feira. A ABI afirmou que vai acionar a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, da Polícia Civil. “Estamos colhendo as informações com os técnicos e vamos abrir Boletim de Ocorrência”, disse à Fórum o diretor administrativo da ABI, Antero Luiz Cunha.
Essa não é a primeira vez que o site sofre ataques.
Ataques hackers
Diversas entidades e grupos ligados aos direitos humanos e a pautas progressistas tem denunciado uma massificação de ataques hackers nos últimos meses. A Fórum, inclusive, chegou a ser alvo junto a outros veículos como O Globo. Entre as denúncias de invasões relatadas nos últimos meses estão palestras sobre violência de gênero e questões raciais, lançamentos de pré-candidaturas do PSOL e do PT, perfis de influenciadores negros e até aulas online de Direito.