Bolsonaro toma medidas cadas vez mais desesperadas para evitar impeachment, diz revista Time

Na "semana que o Brasil saiu dos trilhos", revista Time lista a série de trapalhadas de gestão cometidas pelo "exaltado presidente brasileiro" quando o país ultrapassa as "325 mil vítimas da Covid no total"

Em longa reportagem analítica sobre “a semana que o Brasil saiu dos trilhos”, a revista estadunidense Time, uma das mais influentes do mundo, traça um perfil do cenário político brasileiro e diz, que diante da situação provocada por ele próprio, Jair Bolsonaro toma medidas desesperadas para evitar um processo de impeachment.

“Se a situação não melhorar significativamente no início do verão [no hemisfério norte, que significa inverno no sul], o Brasil se encontrará em uma crise de saúde e uma crise política, já que Bolsonaro toma medidas cada vez mais desesperadas para apoiar sua candidatura à reeleição e evitar uma possível moção de impeachment”, diz a Time, afirmando que é “realmente incrível” que “2021 parece ser pior do que 2020 para o Brasil”.

A revista diz que “em meio a uma pandemia global, é difícil determinar qual país está se saindo absolutamente pior. Mas qualquer lista curta neste momento deve incluir o Brasil”.

A partir dessa introdução, a Time lista a série de trapalhadas de gestão cometidas pelo “exaltado presidente brasileiro” quando o país ultrapassa as “325 mil vítimas da Covid no total”.

“De acordo com a Reuters, a capacidade da UTI atingiu 90% ou mais em 15 estados do Brasil (de um total de 26). Tudo isso seria trágico o suficiente, mas a tragédia é agravada pela minimização consistente de Bolsonaro da Covid-19 e exortações anteriores de que o povo brasileiro ‘pare de choramingar’. Em vez de lutar para proteger a saúde da população brasileira, ele demonstrou mais interesse em lutar contra os governadores que anunciaram novas medidas de bloqueio à medida que seus sistemas de saúde pública entram em colapso”, diz o texto, publicado neste domingo (4).

Leia a íntegra (em inglês)

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Você pode estar junto nesta luta.

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR