CNN Brasil abre espaço para autor de atentado contra Porta dos Fundos comentar sobre antifascistas

Eduardo Fauzi, autodenominado integralista, fugiu para a Rússia antes de ser preso e é procurado pela Interpol

Em reportagem sobre grupos antifascistas exibida nesta segunda-feira (8), a rede CNN Brasil fez questão de garantir espaço para Eduardo Fauzi, autor do atentado à bomba contra a sede da produtora do canal Porta dos Fundos.

“Nós integralistas somos pautados pela ordem, hierarquia e disciplina social, portanto, não existe possibilidade de diálogo entre ordem, hierarquia e disciplina social, entre Deus, pátria e família e anarquia, destruição, vandalismo, não existe possibilidade de diálogo entre essas duas correntes de pensamento. Portanto, não resta outra alternativa que ocorrer choques violentos entre uma coisa e outra”, disse Fauzi.

A reportagem conduzida por José Brito e Renan Fiuza destacou que o integralismo é inspirado no fascismo e que Fauzi atacou o Porta dos Fundos, fugiu para a Rússia um dia antes de ter mandado de prisão expedido pela Polícia Federal e é procurado pela Interpol, segundo a Polícia Civil.

Mesmo assim, chamou atenção o espaço garantido a ele. “A CNN Brasil entrevistou um terrorista procurado pela interpol e justiça brasileira. O integralista, “movimento inspirado no fascismo”, como disse a CNN, tacou fogo na Porta Dos Fundos e fugiu para a Rússia. Ele deu opinião sobre o movimento antifascista!”, escreveu a jornalista Cecília Olliveira.

“A CNNBrasil ultrapassou todos os limites do absurdo. Em nome da “pluralidade”, chamaram um integralista (quem ñ sabe o q é, dá uma gugada) p dar opinião sobre os antifas. O cara, Eduardo Fauzi, ESTÁ FORAGIDO E É PROCURADO PELA INTERPOL por BOTAR FOGO na sede do
@portadosfundos!”, escreveu o advogado Lucas Mourão.

O ator Antonio Tabet, do Porta dos Fundos, também criticou a reportagem. “Você, bandido, terrorista e foragido, já pode dar sua opinião abalizada sobre o que odeia na @CNNBrasil. Amanhã tem o quê? Skinheads debatendo racismo?”, ironizou.

https://twitter.com/Cecillia/status/1270078776064512008
Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR