Com ajuda de Bolsonaro e do genro, Silvio Santos tira final do carioca com Fla x Flu da Globo

Nas redes, o SBT comemora "a volta do futebol à TV" depois que o ministro das Comunicações, Fabio Faria, intermediou negociação entre o Flamengo e a emissora do sogro, Silvio Santos, beneficiada por MP de Bolsonaro que tirou direitos de transmissão da Globo

Com a ajuda de Jair Bolsonaro e do genro, o ministro da Comunicação Fábio Faria (PSD-RN), o SBT de Silvio Santos está comemorando o acordo para transmitir a final do campeonato carioca entre Flamengo e Fluminense na noite desta quarta-feira (15).

Nas redes sociais, a emissora lançou até um concurso de memes para celebrar o feito, que é comemorado por apoiadores de Bolsonaro, que após reunião com o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, implodiu o monopólio da transmissão de futebol pela Globo com a edição de uma Medida Provisória que altera contratos com a emissora e dá ao mandante os direitos de transmissão sobre os jogos, em vez de aos dois clubes como era previsto pela Lei Pelé.

Além da MP de Bolsonaro, o SBT contou com a ajuda do ministro da comunicação, casado com Patrícia Abravanel, que articulou reunião entre o vice-presidente do SBT, José Roberto Maciel, e o presidente do Flamengo, que resultou no fechamento da negociação.

No final de junho, a Globo entrou na justiça alegando que a edição da MP foi feita de forma “irresponsável” por Bolsonaro com o único objetivo de beneficiar o Flamengo.

“Como se passa a demonstrar, a Medida Provisória editada é assustadoramente inconstitucional. Custa a crer que tenha sido editada de forma tão irresponsável. Note-se bem: a discussão sobre a melhor forma de alocar os direitos de transmissão de um evento esportivo é legítima e precisa ser feita. O que não se pode admitir em ordenamentos jurídicos sérios é que isso se dê numa canetada para beneficiar aliados, sem qualquer debate sobre o tema. E muito menos que a nova legislação possa afetar contratos e atos jurídicos perfeitos anteriormente celebrados”, diz um trecho da ação da Globo.

Memes
Nas redes, o SBT está faturando em cima da transmissão do Fla x Flu dizendo que “o futebol está de volta à TV”.

“O futebol está de volta à TV!! Não perca a grande final do Campeonato Carioca. Vai ser nesta quarta-feira, às 20h45, e você pode assistir ao vivo no SBT ou pelo nosso site e aplicativo”, anunciou a emissora após assinar o contrato com o Flamengo.

“Enquanto nossa equipe trabalha na transmissão da final do Campeonato Carioca 2020, vocês cuidam dos memes. Mandem mais imagens engraçadas aí nos comentários. Estamos de olho”, diz um outro tuíte.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.