Disputa interna na Folha derruba filha do fundador do jornal

Por pressão de Luis Frias, um dos herdeiros do jornal, sua irmã, Maria Cristina Frias, foi afastada do cargo de diretora de redação.

A Folha de S.Paulo vive dias turbulentos. Em uma assembleia extraordinária de acionistas, Luis Frias, um dos herdeiros do jornal fundado por Otavio Frias, retirou do comando da redação sua própria irmã, Maria Cristina Frias. Para seu lugar, escolheu o jornalista Sérgio D’Ávila.

A primeira decisão de D’Ávila foi encerrar com a coluna “Mercado Aberto”, que era feita por Maria Cristina.

As mudanças na Folha aconteceram porque Maria Cristina, que é jornalista, pedia insistentemente que fossem feitos mais investimentos na redação. No entanto, seu irmão Luis se recusou a colocar dinheiro no negócio.

Maria Cristina não se conformou. Reuniu-se com advogados e promete resistir. Ela conta com o apoio dos principais jornalistas da casa, que não acham que Sérgio D’Ávila seja uma liderança comprometida com os profissionais.

Comunicado sobre a queda de Maria Cristina Frias – Foto: Reprodução
Anúncio sobre o término da coluna de Maria Cristina – Foto: Reprodução

 

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR