O que o brasileiro pensa?
31 de maio de 2020, 22h18

Fantástico dá destaque a manifestações antifascistas no RJ e SP

O programa não usou o termo "antifascista", mas expôs a colaboração da PM com os bolsonaristas no Rio de Janeiro

Reprodução/Twitter

O Fantástico, da TV Globo, deu destaque às mobilizações realizadas por torcidas organizadas antifascistas neste domingo (31) em São Paulo e no Rio de Janeiro e expôs os confrontos com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

A revista eletrônica classificou, a todo o momento, os protestos como “em defesa da democracia”, mas evitou mencionar o caráter antifascista das manifestações. “Torcidas organizadas de times rivais de uniram em favor da democracia”, disse a reportagem de Fabio Turci.

O programa destacou na abertura da matéria que o protesto de São Paulo “terminou em vandalismo”, mas fez questão de destacar que a confusão começou por provocações de bolsonaristas

“A confusão começou quando apoiadores do presidente Jair Bolsonaro foram provocar manifestantes pró-democracia e que, depois disso, os dois lados ficaram mais violentos”, relatou Turci, embasado no relato do secretário da Polícia Militar, coronel Álvaro Camilo.

O Fantástico ainda mostrou cenas do protesto do Rio de Janeiro e destacou a colaboração da Polícia Militar com os bolsonaristas para afastar os antifascistas. Foi exibido um vídeo em que o deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) conversa com um PM e combina a repressão contra os pró-democracia.

Outras capitais também tiveram mobilizações antifascista, veja aqui como foram os protestos em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Vitória (ES).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum