Fantástico, da Globo, destaca ataques do governo e de Eduardo Bolsonaro contra a China

Programa apontou que as boas relações com o país asiático são fundamentais para a garantia do plano de vacinação contra a Covid-19

O Fantástico, da TV Globo, deste domingo (24) deu destaque aos ataques realizado por membros do governo do presidente Jair Bolsonaro e pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) contra a China em meio aos entraves diplomáticos que o país enfrenta nas importações do ingrediente farmacêutico ativo (IFA).

VEJA TAMBÉM: Fantástico aponta relação da morte da menina Isabele com decretos pró-armas de Bolsonaro

“Ao longo do ano passado, a China foi alvo de postagens ofensivas de redes sociais”, disse a repórter Bruna Vieira, que mostrou um tuíte do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, e outros do filho do presidente.

Os ataques foram exibidos logo após a reportagem apontar que o país depende da China para que consiga cumprir as metas do Plano Nacional de Imunizações.

A revista eletrônica ouviu o pesquisador Evandro de Carvalho, do Núcleo de Estudos Brasil-China, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre essa questão. Carvalho destacou que o tema vai além das questões “burocráticas” como o governo tem falado.

“Eu acho que a questão ultrapassa um pouco meramente o tema burocrático e técnico, na medida em que a gente está tratando de insumos que são escassos. A própria China vai fazer as suas escolhas e a boa relação diplomática é fundamental”, afirmou.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR