Fantástico, da TV Globo, dá pouco destaque a carreatas contra Bolsonaro

O programa exibiu apenas um curto vídeo de uma mobilização deste domingo, convocada por MBL e VemPraRua, e ignorou completamente os diversos atos de sábado

O Fantástico, da TV Globo, ignorou as carreatas que mobilizaram todas as capitais do Brasil no sábado (23) contra o presidente Jair Bolsonaro e exibiram apenas uma curta imagem do ato realizado neste domingo (24) em São Paulo.

VEJA TAMBÉM: Fantástico, da Globo, destaca ataques do governo e de Eduardo Bolsonaro contra a China

VEJA TAMBÉM: Fantástico, da Globo, destaca ataques do governo e de Eduardo Bolsonaro contra a China

O programa citou apenas a mobilização convocada por movimentos de direita, como o MBL e o VemPraRua, para este domingo. Uma imagem de uma faixa em que se podia ler “impeachment” foi exibida.

As mobilizações de sábado, convocados pela esquerda, através da Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo e Central Única dos Trabalhadores (CUT), e setores do centro insatisfeitos com o presidente, como o movimento Acredito, foram completamente ignoradas.

Levantamento realizado pela Fórum mostra que as mobilizações atingiram todas as capitais do Brasil. Confira aqui imagens e vídeos de cada um dos atos.

No Jornal Nacional de sábado, as carreatas “da esquerda” ganharam algum espaço, mas foram “esquecidas” na revista dominical – que serve quase como um resumo da semana na emissora.

Com isso, apenas MBL e VemPraRua foram citados no programa, o que gerou críticas nas redes sociais.

Impeachment

A pauta do impeachment ganhou nova força em janeiro, principalmente por conta do novo colapso do sistema de saúde de Manaus, que registrou mortes de pacientes por falta de oxigênio. Enquanto a oposição se articula, as buscas sobre impeachment disparam no Google.

Neste domingo, o Altas Político divulgou pesquisa que mostra que já há uma maioria que defende o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Segundo a pesquisa, 53,6% afirmam ser favoráveis ao impedimento. A adesão à medida cresceu 9 pontos percentuais.

Além disso, levantamento da Paraná Pesquisas aponta que a população reconhece a responsabilidade de Bolsonaro no atraso das vacinas.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR