quarta-feira, 30 set 2020
Publicidade

Fantástico destaca queimadas no Pantanal: “Devastação sem precedentes”

"Uma das regiões mais deslumbrantes do Brasil está sendo consumida pelo fogo. São imagens desoladoras", disse a apresentadora Poliana Abritta

O Fantástico deste domingo (13) fez uma reportagem destacando o avanço das queimadas no Pantanal, que já devastaram uma área equivalente a nove cidades de São Paulo.

“Hoje o Fantástico vai falar do fogo que já consumiu quase 17% do Pantanal. Uma devastação sem precedentes”, disse o apresentador Tadeu Schimit na abertura do programa. “Uma das regiões mais deslumbrantes do Brasil está sendo consumida pelo fogo. São imagens desoladoras”, disse ainda Abritta.

O telejornal mostrou cenas de resgates de animais no Pantanal e ainda expôs focos de incêndios registrados neste domingo (13) no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (MT), na APA Baia Negra (MS), na Fazenda Água Milagrosa – ponto turístico do Mato Grosso e na Terra Indígena Tereza Cristina.

Na reportagem apontou que voluntários e ambientalistas que se organizam para salvar animais da região não tem recebido apoio de órgãos do Governo Federal, mesmo em meio a uma queimada que já devastou 2 milhões e 500 mil de hectares da região, 17% da vegetação pantaneira.

“Nós tínhamos entrado em contato com os órgãos governamentais, infelizmente não obtivemos sucesso e, por isso, decidimos nos unir para conseguir chamar voluntários de todas as partes do Brasil com experiência em animais silvestres para a gente conseguir amenizar o que está acontecendo”, disse Eduarda Fernandez, que montou um bunker de apoio aos animais na pousada em que trabalha

O Ibama não respondeu aos questionamentos da reportagem enquanto o ICMBio disse que tem brigadas contra o fogo, mas que não existe programa para resgate de animais vítimas de incêndios.

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.