Felipe Neto critica Jornal Nacional por esconder Datafolha que coloca Lula na liderança em 2022

Levantamento divulgado na quarta-feira mostra que o ex-presidente lidera com ampla vantagem no primeiro turno e vence no segundo com facilidade contra Jair Bolsonaro

O influenciador digital Felipe Neto criticou o fato de o Jornal Nacional esconder a pesquisa Datafolha sobre as eleições de 2022 que mostra o ex-presidente Lula liderando a corrida pelo Palácio do Planalto com ampla vantagem. Conforme a Fórum destacou, o telejornal não noticiou a pesquisa nem na edição de quarta-feira (12), nem na desta quinta-feira (13).

“É absolutamente BIZARRO o q tá rolando no Jornal Nacional. Mostram a pesquisa Datafolha com o Bolsonaro despencando na avaliação pública. Não mostram a mesma pesquisa dando a liderança do Lula nas intenções de voto”, criticou o youtuber.

“O que há por trás dessa decisão? Pergunto como espectador”, completou Neto.

Nesta quinta, o JN mostrou números do Datafolha sobre a avaliação do governo Bolsonaro, mas voltou a esconder os dados da corrida eleitoral. O levantamento aponta que a avaliação de ruim e péssimo subiu de 44% para 45% e que o índice daqueles que consideram o governo bom e ótimo caiu de 30% para 24%.

Números da pesquisa

Segundo o Datafolha, Lula tem 41% das intenções de voto, que representa quase a soma das intenções de voto de todos os seus possíveis adversários. Em segundo lugar, o presidente Bolsonaro figura com 23%. Bem abaixo dele aparecem o ex-juiz Sérgio Moro, com 7%, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6% e o apresentador de televisão Luciano Huck, com 4%.

Na simulação de segundo turno, Lula venceria Jair Bolsonaro com 55%, contra 32% do atual presidente. 11% votariam em branco ou nulo e outros 2% não sabem ou não responderam.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e latino-americanista convicto, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum América Latina