Folha e Estadão pedem em editoriais abertura de processo de impeachment contra Bolsonaro

Dois dos maiores jornais do país – com destaque para texto mais contundente do Estadão – pedem abertura de processo contra o presidente

Editoriais deste sábado (25) de dois dos maiores jornais do país, a Folha de S.Paulo e o Estado de S.Paulo, consideram que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ), durante o episódio que culminou com a demissão do ex-ministro da  Justiça Sérgio Moro, deu motivos de sobre para a abertura de um processo de impeachment contra o seu governo.

A Folha considera que “são gravíssimas as acusações do ministro demissionário da Justiça, Sergio Moro, contra o presidente da República. A partir delas, torna-se inescapável que as autoridades competentes abram investigações para apurar crimes comuns e de responsabilidade atribuídos a Jair Bolsonaro”.

Um tanto mais contundente, o Estadão, por sua vez, considera o comportamento do presidente intolerável, “que pode dar as condições para a abertura de um processo de impeachment contra Bolsonaro – a Procuradoria-Geral da República já pediu ao Supremo a abertura de investigação sobre a acusação de Sérgio Moro”.

O jornal diz ainda que “não se pode aceitar como natural que o presidente queira manipular a Polícia Federal, especialmente considerando-se que há investigações em andamento que interessam ao clã Bolsonaro. Se comprovadas as denúncias, o presidente pode ser acusado de crimes de responsabilidade, prevaricação e advocacia administrativa, entre outros”.

O Estadão encerra o seu editorial citando o surpreendente tuíte do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: “’É hora de falar’, disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, resumindo a urgência. ‘O presidente está cavando sua fossa. Que renuncie antes de ser renunciado. Poupe-nos de, além do coronavírus, termos um longo processo de impeachment. Que assuma logo o vice para voltarmos ao foco: saúde e emprego. Menos instabilidade, mais ação pelo Brasil’.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR