Globo diz que Brasil precisa tomar cuidado com exemplo de Trump: “Bolsonaro insinuou que aqui seria pior”

Em editorial, jornal da família Marinho diz que declaração de Bolsonaro "deixa claro que ele está disposto a, mais uma vez, imitar seu mentor americano e incitar atos violentos e antidemocráticos"

Em editorial neste sábado (9), o jornal O Globo – porta-voz político da família Marinho – afirma que a “sociedade e as instituições republicanas brasileiras precisam se preparar” para enfrentar em 2022, com Jair Bolsonaro, o que os Estados Unidos enfrentam atualmente com Donald Trump.

“Veladamente, a declaração deixa claro que ele está disposto a, mais uma vez, imitar seu mentor americano e incitar atos violentos e antidemocráticos”, diz o texto, em relação à frase dita por Bolsonaro, de que “se não tivermos o voto impresso em 22, uma maneira de auditar o voto, vamos ter problema pior que os Estados Unidos”.

“Desde muito antes da invasão do Capitólio pelas hostes trumpistas, Bolsonaro semeia dúvidas sobre as urnas eletrônicas e, sem apresentar prova, já denunciou fraudes eleitorais no Brasil até em 2018, quando ele próprio venceu”, diz O Globo.

Após dizer que o Brasil tem um “sistema eleitoral mais confiável, eficaz e seguro que o americano”, o jornal coloca em xeque o funcionamento das instituições no país e diz que Bolsonaro e seu clã há muito esboçam o projeto de “desencadear uma crise institucional”.

“A resposta política e institucional americana serve de exemplo. Como nossas instituições não têm a mesma resiliência, é preciso que o país se resguarde para evitar o ‘pior’ a que Bolsonaro se referiu”.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR