domingo, 27 set 2020
Publicidade

Jornal Nacional dá destaque ao aumento do número de registros de armas de fogo

O Jornal Nacional, da TV Globo, desta segunda-feira (13), repercutiu um levantamento da Polícia Federal que aponta que houve um grande crescimento no número de armas no país e correlacionou esse fenômeno com a flexibilização promovida pelo presidente Jair Bolsonaro.

“Desde o início do governo, o presidente Jair Bolsonaro, que é favorável ao armamento da população, vem tomando medidas para facilitar a compra e o porte de armas. São decretos, portarias e um projeto de lei que está em tramitação no Congresso – ações que tornam armas e munições mais acessíveis”, afirmou a jornalista Cláudia Bomtempo.

A reportagem destacou o grande salto no número de registro de armas de fogo nos últimos anos, em especial em 2019 e nos primeiros meses de 2020.

Enquanto em 2018 foram registradas 51 mil armas, esse número saltou para 94 mil em 2019 e já chega a 74 mil nos seis primeiros meses de 2020 – apontando um crescimento ainda maior. Os números são bem distantes dos 18 mil e 22 mil de 2009 e 2010.

O telejornal destacou a contrariedade da maioria da população com a flexibilização do porte de armas para cidadãos comuns, de acordo com pesquisas de opinião.

A reportagem ouvindo ainda o líder da oposição na Câmara, André Figueiredo (PDT-CE), e o Instituto Igarapé, ambos contrários à flexibilização promovida pelo ex-capitão.

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.