O que o brasileiro pensa?
02 de julho de 2020, 22h09

Jornal Nacional desmente declaração de Bolsonaro sobre a Amazônia

O telejornal contestou uma fala do presidente feita durante reunião do Mercosul

Reprodução/TV Globo

Além de trazer novos elementos sobre o caso Queiroz, o Jornal Nacional, da TV Globo, desta quinta-feira (2), abriu espaço para desmentir uma declaração dada pelo presidente Jair Bolsonaro em reunião do Mercosul.

Em declaração dada no encontro, o ex-capitão afirmou que “vai mostrar ao mundo medidas que adotou para proteger a Amazônia e populações indígenas” com o objetivo de garantir o acordo do bloco com a União Europeia.

Logo após exibir trecho da fala do presidente, a apresentadora Renata Vasconcellos fez o seguinte desmentido: “Mas os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que a destruição da Amazônia está aumentando. Em relação ao número de queimadas, este foi o pior mês de junho em 13 anos”.

Em seguida, o telejornal exibiu uma reportagem de Zileide Silva que aponta que 2.248 focos de incêndio foram registrados no último mês, um aumento de quase 20% com relação a junho do ano passado.

Em resposta ao JN, o vice-presidente Hamilton Mourão, disse que faria uma “depuração dos dados”. Segundo ele, há uma “aparente elevação do número de queimadas” que pode estar ligada ao início do período de preparação da terra com queimadas, o que ele considera “comum”.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum