O que o brasileiro pensa?
30 de junho de 2020, 22h00

Jornal Nacional destaca que 70% de dissertação de Decotelli pode ter sido plágio

"O título de mestrado deve ser, provavelmente, revogado", disse o professor Enrico Rezende, que apresentou a estatítica

Reprodução/TV Globo

O Jornal Nacional, da TV Globo, expôs, nesta terça-feira (30), as inconsistências no currículo do ex-ministro Carlos Alberto Decotelli e exibiu uma entrevista com um pesquisador que avaliou que o título de mestrado do economista militar deve ser revogado por plágio. Decotelli se demitiu do MEC cinco dias após ser nomeado.

“O professor Carlos Alberto Decotelli não resistiu a cinco dias como ministro da Educação. Antes mesmo de tomar posse, foi vencido por uma série de denúncias sobre informações falsas no currículo dele”, afirmou o apresentador William Bonner.

Segundo o JN, a demissão, que ainda não foi anunciada publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro, será publicada mas na quarta-feira (30).

Na reportagem conduzida por Delis Ortiz, o telejornal exibiu os “ajustes” feitos no currículo do ex-ministro – que dizia ter doutorado e pós-doutorado – e ainda entrevistou um professor da PUC do Chile, Enrico Resende, que verificou a dissertação de mestrado de Decotelli, assim como o professor Thomás Conti, do Insper.

Rezende apontou que ao menos 70% do texto é produto de plágio e acredita que Decotelli pode perder o título. “Isso em um título de mestrado não é aceitável e o título deve ser, provavelmente, revogado”, afirmou.

O JN ainda ouviu a presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé, que apontou que o governo Bolsonaro transformou o MEC em um balcão de negócios, e o movimento Todos Pela Educação, que afirmou que o governo ainda não teve um ministro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum