Jornal Nacional destaca que morreram mais brasileiros por Covid-19 em março do que a soma de 109 países em um ano

Na edição desta sexta-feira (2), o JN mostrou dados que revelam que Brasil teve 66.572 mortes por Covid-19 em março, número superior aos 64.571 óbitos registrados em 109 países durante toda a pandemia

Na edição desta sexta-feira (2), o Jornal Nacional destacou por um longo tempo, em letras garrafais, que a Covid-19 matou mais brasileiros em março do que a soma das mortes pela doença em 109 países nos últimos 12 meses.

“Agora a gente vê um gráfico com dados do site ‘Nosso Mundo em Dados’, que é ligado à Universidade de Oxford, e olha só: ele mostra que apenas no mês de março o Brasil teve 66.573 mortes por Covid, segundo a BBC. É um número tão grande que é maior do que a soma dos óbitos em 109 países durante toda a pandemia”, diz Alan Severiano, que apresenta diariamente os dados da Covid-19.

“Esse grupo aqui inclui 36 países com Índice de Desenvolvimento Humano mais alto do que o Brasil, como Coreia do Sul e Austrália e 26 países com mais de 20 milhões de habitantes, como Angola. Esses 109 países tiveram juntos 64.571 mortes ao longo de toda a pandemia”, completa.

Em pleno feriado, quando é reportado menor número de dados sobre a Covid-19, o Brasil registrou 2.922 novos óbitos pela doença nas últimas 24 horas no boletim fechado às 18h32 desta sexta-feira (2). No total, 328.206 brasileiros já morreram em decorrência da contaminação do coronavírus desde o início da pandemia, há cerca de um ano.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Você pode estar junto nesta luta.

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR