O que o brasileiro pensa?
03 de julho de 2020, 22h10

Jornal Nacional faz reportagem “tímida” sobre operação contra Serra

Serra foi denunciado pela Lava Jato de São Paulo por lavagem internacional de dinheiro, mas rendeu apenas 3 minutos no ar no JN

Reprodução/TV Globo

O Jornal Nacional, da TV Globo, desta sexta-feira (3) exibiu uma reportagem de cerca de 3 minutos sobre a operação realizada pela Polícia Federal a pedido da Força-Tarefa da Lava jato do Ministério Público de São Paulo contra o senador José Serra (PSDB-SP) e a filha dele, Verônica Serra.

“A Lava Jato denuncia o senador José Serra, do PSDB, e a filha por lavagem de dinheiro. Milhões de reais para beneficiar a Odebrecht quando governava São Paulo”, disseram os apresentadores Renata Vasconcellos e William Bonner logo na abertura do telejornal.

Apesar de abrir espaço na escalada e retornar com os famosos dutos de dinheiro, o jornalístico produziu uma reportagem de apenas 3 minutos sobre a denúncia da Lava Jato contra o tucano.

Em um infográfico realizado pelo telejornal sobre a denúncia, o senador não aparece. Apenas Verônica é “enquadrada” na “rota do dinheiro.

O telejornal ainda que a PF realizou uma “ação discreta” contra José Serra, que teria usado “influência política para receber pagamentos indevidos”.

Serra e Verônica foram denunciados por lavagem internacional de dinheiro pela força-tarefa da Lava Jato, que teria bloqueado uma conta do ex-governador tucano na Suíça. É a primeira vez que a Lava Jato desencadeia uma operação contra o braço político no estado de São Paulo, que é governador há décadas pelo PSDB.

Em 2010, o Jornal Nacional foi um dos telejornais que deu destaque ao suposto “atentado” sofrido por Serra durante as eleições com um bolinha de papel. A reportagem do episódio rendeu 2min durante a corrida eleitoral.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum