Jornal Nacional ignora Datafolha e não dá Lula disparado na frente

Nas redes sociais, o instituto expôs bolsonaristas que criticaram a pesquisa desta quinta, mas haviam exaltado dados de levantamentos anteriores

O Jornal Nacional, da TV Globo, desta quarta-feira (12) ignorou pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha sobre os cenários eleitorais para 2022. No levantamento, o ex-presidente Lula aparece na liderança com ampla vantagem no primeiro turno e venceria o presidente Jair Bolsonaro no segundo turno.

Segundo o estudo, Lula tem 41% das intenções de voto, que representa quase a soma de das intenções de voto de todos os seus possíveis adversários. Em segundo lugar, o presidente Bolsonaro figura com 23%. Bem abaixo dele aparecem o ex-juiz Sérgio Moro, com 7%, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6% e o apresentador de televisão Luciano Huck, com 4%.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), soma 3%. Luiz Henrique Mandetta (DEM) e João Amoêdo (Novo) marcam 2%. Brancos e nulos somam 9%, enquanto 4% dos entrevistados não sabem em quem vão votar ou não responderam.

Nos votos válidos, Lula chega a 47%, o que o coloca próximo de uma vitória em primeiro turno.

Na simulação de segundo turno, Lula venceria Jair Bolsonaro com 55%, contra 32% do atual presidente. 11% votariam em branco ou nulo e outros 2% não sabem ou não responderam.

Bolsonaristas

O Datafolha usou as redes sociais para apontar a contradição de alguns influenciadores e parlamentares bolsonaristas que haviam exaltado dados divulgados anteriormente pelo instituto e que agora atacavam a pesquisa.

“Bolsonaristas criticam pesquisa Datafolha que mostra Lula à frente de Bolsonaro em 2022. Quando os números eram favoráveis ao presidente, porém, os comentários eram outros. Publicamos a seguir a comemoração e o desprezo quando lhes convém”, diz mensagem publicada no perfil oficial do Datafolha.

O deputado Bibo Nunes (PSL-RS) e o cantor Roger estão entre os listados.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e latino-americanista convicto, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum América Latina