Jornal Nacional destaca em longa matéria nova inocência de Lula em processo

"Não há evidências apropriadas e nem sequer minimamente aptas a demonstrar a existência de ajuste ilícito", diz trecho da decisão exibido pelo JN

O Jornal Nacional, da TV Globo, esmiuçou a decisão do juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, que absolveu o ex-presidente Lula e seu ex-chefe de gabinete Gilberto Carvalho em processo da Operação Zelotes.

Segundo a decisão do magistrado, a investigação não “demonstrou de maneira convincente” como Lula e Carvalho “teriam participado no contexto supostamente criminoso”. A acusação é de 2017.

O telejornal destacou trecho da decisão que aponta que o próprio Ministério Público “chegou à conclusão final de que muito embora houvesse robustos indícios de favorecimento privado, inexistiam evidências mínimas quanto às circunstâncias em que o suposto repasse dos R$ 6.000.000,00 ao réu LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA ou a GILBERTO CARVALHO teria ocorrido”.

“De fato, não se demonstrou de maneira convincente a forma pela qual os réus LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA e GILBERTO CARVALHO teriam participado no contexto supostamente criminoso narrado pelo órgão acusador. O MPF, inclusive, expõe tal fato em suas alegações”, disse ainda o magistrado.

“Não há evidências apropriadas e nem sequer minimamente aptas a demonstrar a existência de ajuste ilícito entre os réus para fins de repasse de valores em favor de LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA ou de GILBERTO CARVALHO. É segura, portanto, a conclusão de que que a acusação carece de elementos, ainda que indiciários, que possam fundamentar, além de qualquer dúvida razoável, eventual juízo condenatório em desfavor dos réus”, exibiu também o JN.

A reportagem durou cerca de 4 minutos no ar.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e latino-americanista convicto, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum América Latina

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR