domingo, 27 set 2020
Publicidade

Jornal Nacional lança gráficos com média do coronavírus e aponta que doença não está controlada

O Jornal Nacional, da TV Globo, lançou nesta quinta-feira (9) um novo quadro dentro do telejornal sobre os dados do novo coronavírus. O bloco é comandado pelo jornalista Marcio Gomes, que traz a chamada “média móvel”.

Esse novo recurso tem como objetivo mostrar o avanço da pandemia no país e conscientizar sobre a situação de cada unidade da federação. Segundo o JN, “para calcular essa média, os especialistas em dados somam o número de mortes ou casos nos últimos sete dias e dividem o resultado por sete”, dando uma dimensão mais precisa da situação da pandemia.

No momento, a média do país está em 1.037 mortes por dia. Apesar de haver uma certa estabilidade desde junho, o número é elevado.

“A gente está com dificuldade de controlar a doença, a média é muito elevada”, afirmou o jornalista Márcio Gomes, responsável pelo quadro. O repórter chegou a comandar o programa Combate ao Coronavírus, em que especialistas tiravam dúvidas de espectadores no início da pandemia.

O telejornal ainda compilou os dados por estados e apresentou três momentos da pandemia nas unidades da federação: em alta, em queda e estável.

Em alta estão Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e Distrito Federal. Por outro lado, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Acre, Amapá e Pará apresentam queda. Os demais estados estão com média estável.

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.