O que o brasileiro pensa?
19 de março de 2019, 19h21

Maior jornal dos EUA, New York Times ignora visita de Bolsonaro

Na capa do site do jornal, não há nenhuma menção à passagem do presidente por solo norte-americano; apenas uma entrevista com Sonia Guajajara, na qual alerta para o risco ambiental do Brasil no governo Bolsonaro

Foto: Reprodução

Considerado o principal jornal dos Estados Unidos, o New York Times ignorou a visita de Jair Bolsonaro e o encontro com Donald Trump. Na capa de seu site, não há nenhuma menção à passagem do presidente por solo norte-americano.

Em contrapartida, a única referência ao Brasil é uma entrevista com a líder indígena, Sonia Guajajara, que foi candidato à vice-presidência da República na chapa de Guilherme Boulos (PSOL), em 2018.

O título da matéria é: “Novo presidente do Brasil ameaça os pulmões do planeta”.

Na reportagem, Sonia alerta para o risco ambiental que o Brasil corre com as políticas do governo de Jair Bolsonaro.

Em um dos trechos, a matéria diz que os povos indígenas da floresta amazônica são as tropas de choque na luta contra a mudança climática. “Somos os primeiros a ser afetados”, diz Sonia.

O texto menciona que a floresta amazônica, um tesouro ambiental de mais de dois milhões de milhas quadradas em todo o Brasil e oito outros países, é às vezes chamada de “pulmões do planeta”, porque as árvores liberam tanto oxigênio e absorvem tanto dióxido de carbono, mitigando os efeitos de das Alterações Climáticas. É também o lar de uma diversidade inigualável de espécies animais e vegetais, bem como cerca de um milhão de indígenas só no Brasil.

O jornal cita o perigo para o meio ambiente com Bolsonaro no poder. “Embora há muito tempo em perigo, a floresta está sob maior ameaça agora sob a presidência de Jair Bolsonaro, um líder populista polarizador nos moldes do presidente Trump que assumiu o cargo em janeiro”.

Direitos indígenas

“Bolsonaro agiu rapidamente para minar as proteções ao meio ambiente, aos direitos indígenas à terra, às organizações não governamentais e basicamente a qualquer um que discordasse dele”, acrescenta o jornal.

“Apenas nos primeiros 50 dias do governo Bolsonaro houve uma reversão de 30 anos de progresso”, declarou Sonia Guajajara. “Tudo o que construímos, estamos tentando continuar em pé”, disse.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum