O que o brasileiro pensa?
15 de dezembro de 2019, 20h20

Maju Coutinho é premiada jornalista do ano no Faustão e critica autoritarismo

“Quanto mais levo porrada, mais se faz necessária minha presença", declarou ainda a apresentadora do Jornal Hoje, primeira mulher negra a levantar o troféu

Reprodução/TV Globo

A jornalista Maria Julia Coutinho se tornou a primeira mulher negra a vencer o prêmio de melhor jornalista no ‘Troféu Melhores do Ano’, da TV Globo, neste domingo (15). A premiação foi entregue pelo apresentador Fausto Silva durante o ‘Domigão do Faustão’ e foi bastante comemorada nas redes sociais por criticar o autoritarismo e destacar a importância de estar onde ela está.

Depois de se tornar a primeira pessoa negra a concorrer na categoria de jornalistas do ‘Melhores do Ano’, em 2015, Maju quebrou outra escrita em 2019 e levou para casa o troféu em 2019. Ao receber o prêmio ela destacou o quanto é significativo ela ocupar o espaço que ela ocupa. “Quanto mais levo porrada, mais se faz necessária minha presença”, afirmou.

Nas redes foi lembrado também o episódio em que um site chegou a contabilizar o número de falhas da apresentadora, atitude denunciada pela direção de jornalismo da Globo e profissionais da área como  racismo. “Merece… Tapão na cara de quem conta cada gaguejada dela, algo absolutamente normal para quem assumiu um dos principais telejornais do país, em meio à mudança de formato”, comentou o jornalista Duh Secco, do portal RD1 Audiência.

Pouco mais de um mês depois desse caso, viralizou nas redes um vídeo de uma menina negra se comparando à apresentadora em razão do cabelo cacheado.

Além da reafirmação da representatividade, Maju ainda mandou um recado ao governo. “Estou lá representando uma galera, quase 40 pessoas do ‘Jornal Hoje’, em um momento que alguns governantes flertam com autoritarismo”, declarou.

A apresentados competia com Sandra Annenberg, vencedora nas três últimas edições do prêmio, e Renata Vasconcellos, que levou o troféu em 2015.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags