quinta-feira, 29 out 2020
Publicidade

MPF abre inquérito contra Silvio Santos por pergunta sobre sexo a criança

"O que que você acha melhor, sexo, poder ou dinheiro?", disse o dono do SBT a uma criança de 5 anos, ao vivo, em 2016

O Ministério Público Federal de São Paulo (MPF) instaurou, nesta quarta-feira (23), um inquérito para investigar o apresentador Silvio Santos, dono do SBT, por ter feito uma pergunta de cunho sexual a uma criança de 5 anos durante um programa ao vivo em 2016. As informações são da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

A pergunta foi feita ao final de um dos tradicionais jogos que o apresentador encampa no palco e que envolvem premiações em dinheiro. Na hora de entregar o dinheiro à criança, que estava acompanhada da mãe, Silvio Santos perguntou: “O que que você acha melhor, sexo, poder ou dinheiro?”. Nas imagens, é possível ver que a mãe da criança, assim como outras pessoas presentes no palco, ficaram constrangidas com a pergunta, enquanto o apresentador dava risadas.

“A criança e o adolescente têm direito ao respeito e à dignidade como pessoas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, direito ao respeito que compreende a inviolabilidade da integridade psíquica, abrangendo preservação da imagem”, escreveu o MPF na abertura do inquérito.

“A livre manifestação do pensamento não é direito absoluto, sendo assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além de indenização por dano material, moral ou à imagem”, diz ainda o texto da procuradoria.

Segundo a coluna de Lauro Jardim, o SBT teria afirmado ao MPF que “a genitora da menor ajuizou ação de indenização contra a radiodifusora em defesa dos interesses individuais e personalíssimos”, e que “não ocorreu nenhum tipo de solapamento difuso dos direitos imanentes às crianças”.

Silvio Santos coleciona declarações polêmicas e tem histórico de sexualizar crianças. Em 2019, por exemplo, ele comandou um Concurso Miss Infantil em que exibiu crianças desfilando como modelos, incluindo até mesmo trajes de banho.

“Vocês do auditório vão ver quem tem as pernas mais bonitas, o colo mais bonito, o rosto mais bonito, e o conjunto mais bonito”, declarou o apresentador à plateia na hora em que foi aberta a votação para escolher a Miss Infantil do programa, gerando uma enxurrada de críticas nas redes sociais.

Ivan Longo
Ivan Longo
Jornalista e repórter especial da Revista Fórum.