“Não aceito o termo canalha”: Datena detona Bolsonaro e vídeo viraliza

No vídeo, Datena aconselha o presidente a "trocar de ídolo", em relação ao "lunático" Donald Trump, e critica duramente o termo usado por Bolsonaro para atacar William Bonner

Um trecho do programa Brasil Urgente da última quinta-feira (7) em que o apresentador José Luiz Datena detona Jair Bolsonaro viralizou nas redes sociais neste domingo (10), levando o nome do jornalista aos tópicos mais comentados do Twitter.

No vídeo, Datena comenta sobre a invasão do Capitólio por simpatizantes de Donald Trump nos Estados Unidos e inicia uma sequência de críticas ao presidente brasileiro, aconselhando Bolsonaro a mudar de ídolo.

“O que tivemos nos EUA foi um arranhão terrível na democracia, tivemos perto de colocar em xeque a democracia com a manipulação de massas por um lunático que o senhor tem como ídolo – acho melhor o senhor trocar de ídolo”, disse Datena.

O apresentador desafiou o presidente a “sustentar o que fala”, em vez de “colocar na boca da imprensa” e criticou duramente o termo usado por Bolsonaro para criticar o apresentador do Jornal Nacional, William Bonner: “Canalha”.

“A que se respeitar a democracia. Eu respeito a minha profissão. Não aceito o termo canalha, pelo menos para mim, e não aceito o termo canalha para a história da imprensa brasileira. Se não fosse a imprensa brasileira, hoje a gente não viveria em um país democrático”, disse Datena.

Assista

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR