O que o brasileiro pensa?
30 de junho de 2020, 20h31

Organizações pedem indenização de R$ 300 mil por ataques de Bolsonaro a jornalistas

Grupo de instituições defensoras dos direitos humanos e do jornalismo protocolaram ação contra o presidente e aliados

Jair Bolsonaro, no momento em que faz comentário misógino sobre jornalista da Folha (Reprodução/Twitter)

Instituições defensoras do jornalismo e dos direitos humanos entraram, nesta terça-feira (30), com uma ação civil pública conjunta contra o presidente Jair Bolsonaro. O grupo pede indenização de R$ 300 mil para agressões que o presidente dirigiu contra jornalistas.

A ação reúne organizações como Instituto Vladimir Herzog, Artigo 19, Repórteres Sem Fronteiras, Intervozes, Sindicato dos Jornalistas no DF e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

As instituições reclamam dos recorrentes ataques do presidente e seus apoiadores a jornalistas e, além da indenização, pedem a adoção de medidas de segurança.

A ação cita exemplos de ofensas e ataques dirigidos a profissionais pelo presidente e também condena a atitude de figuras a ele vinculadas: o ministro das Comunicações, Fabio Salustino Mesquita de Faria; o responsável pela Secretaria de Comunicação, Fabio Wajngarten; o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno Ribeiro Pereira, e a Advocacia Geral da União.

Além de dirigir ofensas racistas, homofóbicas e machistas a profissionais de comunicação, o presidente já descreditou o trabalho de veículos de imprensa inúmeras vezes. Apoiadores de Bolsonaro também já dirigiram ataques diretos aos jornalistas. Após uma série de agressões, um grupo de veículos de imprensa suspendeu a cobertura no Palácio da Alvorada.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum