O que o brasileiro pensa?
15 de novembro de 2019, 08h03

Porta-voz do lavajatismo, Crusoé repete Veja e Istoé em antiga receita para fabricar capas contra Lula

A tática da revista ligada ao Antagonista é repetida de velhas capas que se mostraram um fiasco na Istoé e Veja, com "reportagens" que nunca foram comprovadas, usadas somente para alimentar o ódio contra o ex-presidente

Crusoé, Istoé e Veja fazem um jornalismo "siamês"

Um Lula raivoso na capa com tons de vermelho e uma chamada sensacionalista com palavras impactantes – para uma reportagem baseada em especulações. E na mais.

Porta-voz do lavajatismo e linha auxiliar do processo que levou Jair Bolsonaro ao poder, a revista Crusoé – folhetim semanal d’O Antagonista – repete a antiga receita de semanais como Veja e Istoé para atacar Lula e incitar o ódio contra o ex-presidente.

Sob letras garrafais dizendo que é Lula quem ataca, a revista diz que o “petista incita a militância à baderna e já se move para reeditar suas velas táticas”, seguido de um frase que caberia perfeitamente ao novo partido que está sendo criado por Bolsonaro: “alianças com empresários amigos, reaproximação com partidos fisiológicos e guerrilha na internet estão entre as prioridades”.

Na reportagem, a publicação diz que “Lula – com o apoio de José Dirceu – modula para cima o tom do discurso, descarta qualquer autocrítica, adota o radicalismo como motor de arranque e apela para a mística do revolucionário que nunca foi”, em texto do jornalista Sergio Pardellas, sem fonte alguma, que repete os mesmos bordões dos tempos que foi redator-chefe e diretor de redação da Istoé.

“Enfim, é o velho vale-tudo político-eleitoral do PT: aquele que não se constrange em celebrar alianças com partidos fisiológicos, prevê um novo controle da máquina estatal, a utilização da engenharia sindical, a combustão das ruas e o velho e surrado atrelamento dos movimentos sociais, da classe artística, de intelectuais, de setores da imprensa e de blogs pagos”, escreve o jornalista, em texto que caberia a qualquer discurso de aliados – ou do próprio – Bolsonaro.

Istoé e Veja
A tática da revista ligada ao Antagonista é repetida de velhas capas que se mostraram um fiasco na Istoé e Veja, com reportagens que nunca foram comprovadas, usadas somente para alimentar o ódio contra o ex-presidente.

A Veja usou a mesma fórmula para “revelar” o “plano secreto de Lula para evitar a prisão: pedir asilo à Itália e deixar o Brasil”, relatou na capa sobre o mesmo tom avermelhado, incitando a extrema-direita.

Já a Istoé, entre outras capas, usou a estratégia para anunciar a condenação de Lula, dizendo que “o cara” acabou, em letras garrafais, e colecionando mais uma “barrigada”, no jargão jornalístico para matérias com erros graves, do triste e parcial jornalismo feito pela grande mídia no Brasil.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum