Principal promotor do ódio à imprensa, Bolsonaro presta solidariedade às jornalistas da Globo

Presidente, que já mandou jornalista calar a boca, disse que faz "defesa histórica da liberdade de informação" ao comentar a invasão à sede da TV Globo, que contou com uma jornalista feita de refém, mas palavras do capitão da reserva não convenceram internautas

O presidente Jair Bolsonaro, que quase diariamente destila ataques e estimula o ódio contra a imprensa e seus profissionais, parece ter sido pressionado a divulgar uma nota de repúdio à invasão da sede da TV Globo, nesta quarta-feira (10), para não ser associado ao ataque.

Pelo Twitter, o capitão da reserva, que já mandou jornalista calar a boca e já se referiu á Globo como “lixo”, em meio aos seus inúmeros ataques diários, prestou solidariedade às jornalistas da emissora que foram alvo do agressor e afirmou que faz “defesa histórica” da liberdade de informação.

“Repudio completamente qualquer ato de violência contra profissionais da imprensa, o que vai na contramão de nossa defesa histórica e irrestrita da liberdade de expressão e de informação, seja a favor ou contra qualquer governo. Presto solidariedade às jornalistas Marina Araújo e Renata Vasconcellos, que foram alvos desse atentado covarde e inaceitável. Que o caso seja apurado brevemente e o autor punido com o rigor da lei!”, escreveu Bolsonaro.

Suas palavras, no entanto, não convenceram internautas. “Repudia????? Você que está instigando as pessoas a esse tipo de atitude!!! Louco você e seus seguidores”, escreveu uma usuária do Twitter. “Engraçado, me lembro de a pouco tempo atrás você gritando ‘cala boca’ pra um jornalista”, postou outro internauta.

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista e repórter especial da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR