terça-feira, 27 out 2020
Publicidade

“Salles precisa sair”, diz Folha em editorial

Jornal da família Frias afirma que "se a situação seria difícil para qualquer governante, torna-se dramática quando gerida por um presidente negacionista da crise do clima e um ministro empenhado no desmonte da área"

Em editorial neste domingo (11), a Folha de S.Paulo afirma que Jair “Bolsonaro deve mostrar que instinto de sobrevivência supera obsessão ideológica” na questão ambiental e deve demitir imediatamente o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles: “Salles precisa sair”, diz a chamada do texto.

Salles chama moradores da Chapada dos Veadeiros de “maconheiros”: “Opinião deles não tem relevância”

No editorial, a Folha projeta um aumento da devastação da Amazônia na atualização dos dados anuais, que serão divulgados nos próximos dias pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), com notícia que “não será boa para uma administração impotente diante do fogo que consome um quarto do Pantanal”.

“No período anterior, 2018-19, a devastação cresceu 34% e alcançou 10.129 km², o equivalente a metade da área de Sergipe. Agora, projeta-se que a cifra poderá ultrapassar 13 mil km², expondo o governo federal a nova saraivada de críticas”, diz o texto.

O jornal diz ainda que a culpa pelos incêndios nos dois biomas vai além de Bolsonaro e Salles, mas ressalta que “se a situação seria difícil para qualquer governante, torna-se dramática quando gerida por um presidente negacionista da crise do clima e um ministro empenhado no desmonte da área”.

Citando “proezas” de Salles, como desmantelar o acordo do Fundo Amazônia e o desmonte dos órgãos de fiscalização – como o Ibama e ICMBio -, a Folha diz que “o ministro se associa irremediavelmente ao presente desastre pantaneiro e amazônico” e é corroborado pela tese de “injusta campanha contra o Brasil”, propagada por Bolsonaro e o vice, general Hamilton Mourão.

“Seja por pragmatismo comercial e diplomático, seja para manter a sustentação política de seu governo, o presidente precisa fazer um gesto mais sensato do que enterrar centenas de milhões numa aventura militar inócua na Amazônia. O primeiro passo deve ser a saída de Ricardo Salles”, decreta o jornal da família Frias.

Plinio Teodoro
Plinio Teodoro
Plínio Teodoro Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.