O que o brasileiro pensa?
20 de março de 2019, 07h52

Washington Post faz matéria sobre a “vergonhosa” visita de Bolsonaro aos EUA

Jornal estadunidense diz que bajulações a Trump, declarações preconceituosas e acordos em nada interessantes para o Brasil levaram a hashtag #BolsonaroEnvergonhaOBrasil aos assuntos mais comentados no mundo

Bolsonaro e Trump em reportagem do Washington Post (Reprodução)

Maior jornal em circulação no distrito federal dos Estados Unidos, o The Washington Post repercutiu a vergonha sentida por brasileiros diante do “viralatismo” de Jair Bolsonaro – chamada pelo periódico de novo presidente da extrema-direita –, confirmado em seu encontro com Donald Trump na terça-feira (19).

A reportagem destaca a saraivada de críticas dirigidas ao brasileiro nas redes sociais, especialmente no Twitter, inconformados com a “venda” do maior país da América Latina, novamente posto de joelhos aos yankess.

A hashtag #BolsonaroEnvergonhaOBrasil chegou aos assuntos mais abordados no mundo.

O The Washington Post aponta ainda que a barulhenta reação contra Bolsonaro se deu justamente no âmbito das redes – principal ferramenta usada pelo agora presidente para ganhar notoriedade.

As bajulações a Trump, inclusive a partir de comentários preconceituosos e racistas, levaram o presidente brasileiro a ser retratado de maneiras consideradas humilhantes para um chefe de Estado, seja como um cachorro vira-lata ou lambendo as botas do presidente norte-americano.

Um dos pontos que mais revoltou os internautas, inclusive então apoiadores de Bolsonaro, foi a declaração de que “a grande maioria dos imigrantes não tem boas intenções”.

A frase vai ao encontro das teses de Trump, que tornou mais agressivos o discurso e controle sobre a imigração nos Estados Unidos em suas campanha e gestão.

Por outro lado, sem qualquer contrapartida, Bolsonaro isentou do visto turistas norte-americanos que tenham o Brasil como destino. A liberação abrange ainda o Canadá, o Japão e a Austrália.

Em outra medida – essa ainda depende do aval do Congresso Nacional – o presidente assinou acordo que autoriza os Estados Unidos a lançar foguetes e satélites da Base de Alcântara, no Maranhão.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum