Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

04 de fevereiro de 2019, 14h13

Molon quer derrubar decreto de Mourão que ampliou sigilo a documentos

Representantes de entidades que militam pela transparência pública criticaram o decreto por entenderem que mudança resultará em menos transparência nas decisões administrativas de governos e órgãos públicos

Molon e Mourão (Montagem/Agência Brasil)

O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) apresentou na manhã desta segunda-feira (4) um Projeto de Decreto Legislativo (PDC) para sustar os efeitos do decreto assinado pelo vice-presidente, general Hamilton Mourão, que permitiu a funcionários comissionados e de segundo escalão impor sigilo a documentos públicos.

“Entendo que o presidente da República em exercício usou decretos que deveriam servir pra regulamentar a lei com o objetivo de burlá-la, especificamente o que atinge a Lei de Acesso à Informação”, assinalou o congressista.

Representantes de entidades que militam pela transparência na administração pública criticaram o decreto por entenderem que, na prática, a mudança resultará em menos transparência nas decisões administrativas de governos e órgãos públicos.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

Veja também:  Com autorização de Maia, deputados gastam R$ 3,9 milhões em recursos públicos para fazer turismo

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum