Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

12 de junho de 2019, 06h16

Moro deve ir ao Plenário da Câmara explicar mensagens reveladas pelo Intercept

Ministro se colocou à disposição da CCJ do Senado para explicar conversas que foram vazadas; deputados também querem explicações de Moro à Câmara

Foto: Richard Silva

O vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA), protocolou nesta terça-feira (11), pedido de convocação para que Sérgio Moro preste esclarecimentos sobre os fatos revelados pelo portal de notícias The Intercept Brasil no Plenário da Câmara dos Deputados.

Antecipando possível convocação dos parlamentares e mais desgaste ao Governo, Moro se colocou à disposição da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado nesta terça para prestar esclarecimentos em relação à suposta colaboração com procuradores da força-tarefa da Lava Jato.

Citando a gravidade dos fatos para a história do Judiciário e do Ministério Público, o documento argumenta que Moro e o procurador da República, Deltan Dellagnol, passaram de julgadores e acusadores implacáveis a suspeitos por terem utilizado ilegalmente os cargos com o objetivo de praticarem perseguição política e diz ser urgente os esclarecimentos a respeito do caso.

Membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Jerry também pediu que Moro explique a situação a parlamentares que integram a CDHM.

Até o momento, a Câmara recebeu outros dois pedidos para que o ministro de Jair Bolsonaro compareça à Casa: nas Comissões de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) e de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).

Veja também:  Deputado Camilo defende Repartição Justa do orçamento público entre os poderes

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum