600 mil: Associação de Vítimas da Covid faz manifestação em frente ao Congresso

Homenagem feita pela Avico acontece às vésperas da entrega do relatório final da CPI do Genocídio

Ato em homenagem às 600 mil vítimas da covid-19 | Foto: Reprodução/Instagram/Avico
Escrito en MOVIMENTOS el

A Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas de Covid-19 (Avico) promoveu nesta sexta-feira (15) uma homenagem aos mais de 600 mil brasileiros que perderam a vida durante a pandemia. O Brasil ultrapassou esta triste marca na última sexta-feira (8).

A Avico, em parceria com ADUnB, Sintfub, Comitê UnB pela Vacina e INESC, pregou 600 bandeiras brancas em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, com o nome de diversas vítimas da pandemia e da falta de assistência do Governo Federal.

Em nota publicada no dia 8, quando a marca foi ultrapassada, a Avico destacou que muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas.

"Não se enganem, muitas mortes poderiam ter sido evitadas se tivéssemos um Estado sério e comprometido com a população, se tanta fake news e ignorância não fossem propagandeadas, se a ciência fosse apoiada e incentivada, se a política pública de saúde do SUS fosse potencializada e fortalecida, se a política pública do SUAS tivesse mais recursos e reconhecimento. Se o poder do dinheiro não estivesse acima da dignidade e vida da população brasileira! E a nossa luta por justiça e reparação ainda está só no começo!", disse o movimento.

A mobilização acontece poucos dias da entrega do relatório final da CPI do Genocídio, formada com o objetivo de investigar as ações e omissões do governo de Jair Bolsonaro diante da pandemia. O presidente deve ser acusado de crimes de lesa-humanidade, crimes de responsabilidade e crimes comuns, como homicídio.