Casa e empresa de super-ricos são alvo de escrachos em SP e no RJ

Protestos contra a fome e pela taxação de bilionários aconteceram em frente ao apartamento de André Esteves, dono da BTG Pactual, e da sede da XP Investimentos

Jovens promovem escrachos em frente ao prédio de André Esteves, da BTG Pactual, e da sede da XP Investimentos (Divulgação)
Escrito en MOVIMENTOS el

Locais simbólicos para super-ricos brasileiros foram alvos de escrachos promovidos por jovens do coletivo Juntos!, do PSOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (25). Os atos tiveram por objetivo reivindicar a taxação das grandes fortunas como uma das formas de se combater a fome no país.

Isso porque o índice de insegurança alimentar, diante da alta da inflação e do desemprego, vem aumentando de forma vertiginosa no Brasil, enquanto bilionários seguem ganhando lucros cada vez mais exorbitantes.

No Rio de Janeiro, o escracho foi em frente a um prédio em Ipanema onde moram bilionários como André Esteves, dono do BTG Pactual e editora Abril. Os jovens denunciaram que, somente nos últimos anos, em meio à crise que assola a população mais pobre, ele lucrou mais de R$ 3 bilhões. Recentemente, o banqueiro teve um áudio vazado em que ele se colocava como "dono do Brasil", falando da sua influência sobre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e sobre o comando do Banco Central.

"Não faz sentido que um corrupto acumule tanto poder pelo dinheiro. No estado onde ocorreu a chacina do Salgueiro e onde a miséria cresce, esse tipo de privilégio não pode existir! André Esteves precisa ser taxado ao invés de ganhar cada vez mais em cima do povo!", disseram os manifestantes, que ergueram faixas, cartazes e espalharam ossos, que fazem referência às cenas, cada vez mais comuns, de pessoas procurando por comida em meio a carcaças de animais.

Em São Paulo, o ato se deu em frente ao prédio da XP Investimentos, cujo o dono Guilherme Benchimol tem uma fortuna de mais de R$ 15 bilhões. Os manifestantes denunciaram ainda Pablo Spyer que, em uma parceria com a XP, idealizou o "Touro de Ouro" que foi colocado - e já retirado - em frente à Bolsa de Valores no centro da capital paulista.

“Seguiremos denunciando todos aqueles que querem ganhar em cima do sofrimento do povo, por uma sociedade sem exploração. Para combater a fome, lutamos pela taxação dos ricaços!", disseram os jovens.

Os estados do Pará e Paraná também devem registrar protestos do tipo ainda nesta quinta-feira (25).

Confira fotos dos escrachos contra os super-ricos