Petroleiros processam Jovem Pan por fake news

Ação é movida pela FUP e pelo Sindipetro-NF; confira na íntegra

Foto: Reprodução/Jovem Pan
Escrito en MOVIMENTOS el

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Sindipetro-NF entraram com ação judicial contra a Jovem Pan e o jornalista José Maria Trindade, do programa Os Pingos nos Is, por disseminar informações falsas contra os trabalhadores da Petrobras na última semana.

Segundo a FUP e o Sindipetro-NF, foram "3 cravos de fake news na cruz dos petroleiros: Plano de Saúde empresarial para sogros; 19 salários por ano; apropriação das riquezas do petróleo". "Tudo feito para engrossar o caldo da privatização, bandeira do presidente fascista e de seus aliados neoliberais', afirmam.

Os petroleiros cobram da Jovem Pan direito de resposta e indenização por danos morais coletivos. "As afirmações mentirosas, ditadas e divulgadas pelos Réus, feriram a honra dos trabalhadores, apresentados que foram como 'o problema da Petrobrás'. Afinal, segundo as alegações, 'eles que são os ganham mais dinheiro' e a 'Petrobrás é deles'", criticam.

As entidades recorrem aos dados do Central de Resultados da Petrobrás para desmentir o que foi dito pelo apresentador. "Do total de despesas da Petrobrás, nos 9 primeiros meses de 2021, o empenho direto e indireto com os trabalhadores representa apenas 6,5%. Isso mostra que estamos falando de uma empresa intensiva em capital e não em trabalho. A despesa com os trabalhadores é pequena perto das outras despesas da Petrobrás", apontam.

"Tal peso relativo do custo de pessoal da Petrobrás e o menor quando comparado ao mesmo em empresas de petróleo de porte equivalente", sustentam.

Confira na íntegra a ação movida pelos petroleiros contra a Jovem Pan: