#19J: 72% da comunidade Fórum acha que Lula não deve ir ao ato contra Bolsonaro

Internautas responderam enquete realizada no programa Fórum Onze e Meia após declaração do ex-presidente sobre estar indeciso

Lula em visita a um estaleiro na última semana em Niteroi (RJ) (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en MOVIMENTOS el

Para 72% da comunidade da TV Fórum o ex-presidente Lula não deveria participar da manifestação contra Jair Bolsonaro marcada para o próximo sábado (19) em centenas de cidades do Brasil e do mundo. Apenas 27% acreditam que o petista deveria comparecer. A enquete foi realizada durante o programa Fórum Onze e Meia desta quinta-feira (17), exibido ao vivo no canal da Revista Fórum e também no canal do Ronny Teles, onde o resultado da enquete foi 64% contrários e 36% a favor da presença de Lula no protesto.

Mais cedo o ex-presidente Lula deu uma entrevista à Tribuna do Norte onde falou sobre ir ou não à manifestação. “Eu ainda não sei se vou na manifestação. Tenho uma preocupação. Não quero transformar um ato político em um ato eleitoral. Não quero os meios de comunicação explorando isso como o Lula se apropriando de uma manifestação convocada pela sociedade brasileira”, disse.

“Fico feliz que o povo esteja brigando pelos seus direitos. E não adianta querer igualar as manifestações. Veja a diferença entre as manifestações contra o genocida e os atos promovidos por ele. Um lado usa máscara, álcool gel, o outro lado vai sem máscara e nega a vacina. E não adianta falar que ‘ah, mas o povo agora tá aglomerando’. O povo está aglomerado todo dia e faz tempo. Pra trabalhar, pra pegar ônibus. E sem estar todo mundo vacinado, porque o Bolsonaro recusou as ofertas pra comprar enquanto era tempo.”

No protesto contra Bolsonaro do dia 29 de maio, o ex-presidente Lula não compareceu. Naquele primeiro ato, não foi unanimidade a decisão do campo progressista de convocar as pessoas a irem às ruas por conta do momento grave da pandemia no país. Mas apesar do ato ter levado milhares às ruas, a preocupação com o distanciamento, uso de duas máscaras e álcool gel estava presente entre os participantes e deve se repetir no 19J.

A presença de Lula ou não na manifestação de 29 de maio também causou polêmica. Houve quem cobrasse a presença dele nos atos, mas quem defendesse que ele não deveria ir. A polêmica continua agora. Mas se depender da comunidade Fórum ele fica em casa. No entanto, entre as opiniões levantadas durante o programa estão a sugestão de que ele grave um vídeo apoiando o movimento e de que lideranças do PT estejam no protesto. Confira abaixo algumas opiniões.

“Acho que o Lula não deve ir. Não deve dar força à polarização, não agora. Quanto mais generalizado e multifacetado o #ForaBozo mais devastador será.”
Cadu Lacerda

“Seria uma catarse o Lula ‘fazendo uso da palavra’ lá na Paulista.Vamos combinar assim: o Lula não vai, mas todo lulista tem que ir!”
José Lobo Avelar

“Lula ir às ruas é uma cilada dos inimigos. Não deve ir. Lula, fique em casa. Não é campanha. Os atos já iriam acontecer, sem Lula. Então, que história é essa de que Lula tem que ir pra rua agora?”
Rita De Cássia Moreira Higino

“Quero ver Lula lá. Mas acho que não é hora.”
Aline Kernia

“Lula deve ir quando já houver um palanque com mais lideranças da frente progressista.”
Cy Souza

“Ainda é cedo para Lula ir às manifestações tem muito caminho pela frente! Acho que ele deveria deixar para participar dessas manifestações ano que vem!”
Silvia Guedes

“Impossível o Lula não causar aglomeração. Isso seria ruim inclusive para o próximo ato, depois do 19J.”
Ana Monteiro

“Lula não deveria ir na manifestação, se fosse estaria fazendo a mesma coisa que o outro.”
Cesar Braga

“Lula as articulações, contigo. Às RUAS, iremos nós. 19J”
Reginalissima

“Lula, deixe os atos conosco, continue fazendo as articulações políticas, está muito bem! Não dê munição para os adversários.”
José de Sousa Silva

“O Lula não precisa ir para a manifestação. Já o Bolsonaro, se não estiver presente, quase ninguém comparece. O Lula representa o povo brasileiro!”
Marilice Fernandes Garotti

"O Lula deve e precisa se preservar."
Decio Amadio

https://youtu.be/H67CJAjjSWU