Movimento negro ocupa mercado em que cliente foi acusado de furto e obrigado a tirar a roupa

"Será que nós, negros, não podemos entrar em um supermercado?", disse uma das ativistas, do alto de um caixa da unidade da rede Assaí onde ocorreu a humilhação; assista

Reprodução/Movimento Raiz da Liberdade
Escrito en MOVIMENTOS el

Representantes de organizações do movimento negro fizeram um ato, nesta quarta-feira (11), em uma unidade da rede atacadista Assaí em Limeira (SP), para denunciar o racismo do supermercado.

Na última semana, em um caso que ganhou projeção nacional, um homem negro foi acusado por seguranças da unidade de furto e obrigado a tirar a roupa para provar o contrário.

Humilhado, o homem foi amparado por outras pessoas que presenciaram a cena. Segundo relatos, a vítima chorava de vergonha. Após o ocorrido, ele registrou um Boletim de Ocorrência pelo crime de constrangimento ilegal.

Militantes do Movimento Raiz da Liberdade e do coletivo negro do MTST, então, encamparam a ação antirracista nesta quinta-feira no supermercado.

Dois ativistas subiram em um dos caixas da unidade e tiraram peças de roupa em referência ao que ocorreu com o cliente constrangido.

"Não somos o alvo! Nós estamos cansados! Já não basta essa política genocida e o tempo inteiro tentam nos matar de fome. Será que nós negros não podemos entrar no supermercado?", indagou uma das militantes.

Assista.

O caso

Um homem negro de 56 anos foi humilhado em um mercado na região de central de Limeira (SP). Acusado pelos seguranças do estabelecimento de ter furtado, ele foi obrigado a tirar a sua roupa para provar o contrário. O caso aconteceu na última sexta-feira (6).

De acordo com o Boletim de Ocorrência, ele foi abordado por dois seguranças quando saía do Assaí Atacadista. O homem teve que tirar parte de sua roupa na frente de outros clientes que estavam no local para provar que não tinha roubado.

Segundo a vítima, ela entrou no mercado para verificar o preço de alguns produtos e iria retornar mais tarde.

“Eu tirei a camisa e como não tinha nada, os seguranças ficaram se olhando, como se eu tivesse algo na calça, aí eu acabei abaixando a calça”, relatou o homem ao site Rápido no Ar.

Humilhado, o homem foi amparado por outras pessoas que presenciaram a cena. Segundo relatos, a vítima chorava de vergonha. Após o ocorrido, ele registrou um Boletim de Ocorrência pelo crime de Constrangimento ilegal.

Assaí afirma que afastou seguranças

Por meio de uma nota, a rede Assaí Atacadista afirmou que abriu um procedimento interno de apuração e que manterá contato com o cliente.

“Assim que a companhia recebeu a informação do ocorrido na unidade de Limeira, abriu imediatamente um processo interno de apuração e manterá contato com o cliente para ouvi-lo sobre o ocorrido. Enquanto este processo é feito, os envolvidos na abordagem foram afastados dos seus postos de trabalho. A companhia reforça que não adota nem orienta qualquer forma de abordagem constrangedora a clientes e que tomará todas as providências necessárias tão logo a investigação for encerrada. A Cia fica à disposição das autoridades para esclarecimentos.”