Movimento Geração 68 vai se reunir com OAB, CNBB e ABI "em defesa da democracia"

Grupo composto por militantes que lutaram contra a ditadura militar e que têm lutado agora contra o governo Bolsonaro entregará sua carta aberta aos representantes das entidades

Integrantes do Geração 68 distribuem flores durante desfile militar ocorrido em Brasília (Reprodução/Facebook)
Escrito en MOVIMENTOS el

Criado oficialmente em abril deste ano, o movimento Geração 68 Sempre na Luta se reunirá, no próximo dia 30, com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB).

Composto por artistas, políticos, jornalistas, militantes e personalidades que lutaram contra a ditadura militar, o grupo se reuniu em 2021 para lutar contra o governo de Jair Bolsonaro e pela democracia. Com a maior parte de seus integrantes vacinada com duas doses da vacina contra a Covid, o movimento vem marcando presença nos atos e manifestações contra o presidente.

A ideia, no encontro com as entidades, é entregar aos seus representantes a carta aberta redigida pelo movimento e divulgada em abril, quando o país já batia as 400 mil mortes em decorrência da Covid-19.

A entrega do documento será feita às 11h ao presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e às 13h30, também no Rio, a Paulo Gerônimo, presidente da ABI. Às 15h, a carta será entregue ao bispo Dom Joel Portella Amado, na sede da CNBB em Brasília.

"A ida das comissões às entidades ocorre no momento em que a democracia brasileira está ameaçada pelo presidente da República, por sua desastrada condução do enfrentamento à pandemia, pelo aprofundamento do desemprego, da miséria e da estagnação da economia brasileira e, particularmente, pelas suas constantes falas prometendo golpe de estado e ofendendo diretamente instituições e seus representantes, iniciativas desestabilizadoras da democracia", diz o movimento em comunicado.

No mesmo dia, a carta do movimento será lida nas tribunas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Nomes como os de Luiza Erundina, Fernando Morais, Jean Marc von der Weid, Sebastião Salgado e Luiz Carlos Barreto estão entre os signatários do documento, que já reúne mais de 2500 assinaturas.

Confira a íntegra da carta e saiba mais sobre o movimento aqui.