Colegas pedem suspensão de aluno da Mackenzie que exibiu suástica de seringas

Ao ser repreendido por professor, aluno de Direito, identificado como Rafael, trocou a suástica nazista para imagem que dizia 'make orwell fiction again', em referência ao livro 1984, de George Orwell

Universidade Mackenzie, em São Paulo (Reprodução)Créditos: Divulgação
Escrito en MOVIMENTOS el

Estudantes de Direito da Universidade Mackenzie, uma das mais tradicionais de São Paulo, estão coletando assinaturas para pedir a expulsão de um aluno identificado como Rafael que entrou com a imagem de uma suástica de seringas na aula online de Laboratório de Direito Público, da sala 10S, nesta quarta-feira (15).

"Nós, os alunos da sala 10S e demais alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos sentimos profundamente ofendidos, principalmente diante do atual cenário de instabilidade política e comunicamos à coordenação o ocorrido, e pedimos para que o aluno seja imediatamente suspenso e o caso seja adequadamente averiguado pela Faculdade, bem como encaminhado ao Ministério Público", diz o texto, publicado nas redes sociais.

Segundo o documento, em princípio os alunos pensaram se tratar de um invasor, quando o colega de sala se identificou, dizendo que "estava apenas exercendo seu direito de protesto, pois esta semana os funcionários públicos foram obrigados a se vacinar".

"O professor, ao ter ciência do que ocorria, pediu para que o aluno removesse a foto. Este o fez, sob protestos, para uma imagem que dizia 'make orwell fiction again', em referência ao romance 1984 escrito por George Orwell", diz o texto, citando o livro de ficção que é um dos mais citados pelos apoiadores de Jair Bolsonaro.

Em entrevista à Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, o professor Helcio Dallari, que ministrava a aula disse que foi alertado pelos próprios alunos sobre o símbolo nazista usado pelo colega.

"Se eu tivesse reparado antes, já teria até mencionado. Não sei quem deu o alerta aí, eu agradeço. É uma questão de trocar essa imagem. Já está identificado, é aluno, mas enfim, não dá para usar esse símbolo, não", disse Dallari, alertando o aluno que a suástica nãoer a um "símbolos aceitável" e não tem respaldo.