O que são as políticas da identidade?

Chamada pejorativamente de “identitarismo”, as lutas sociais com base nas identidades surgem para atualizar e ampliar demandas políticas do campo progressista brasileiro

Foto: James Green
Escrito en MOVIMENTOS el

Não é de hoje que as políticas das identidades encontram resistência no campo da esquerda, mas, nos últimos anos acompanhamos o ressurgimento de velhas teses que insistem em recolocar as lutas políticas com base nas identidades no lugar da “luta menor”, com se fossem fatos que ocorressem fora da esfera do econômico ou da chamada “luta maior”, a saber, a luta de classes. Hoje, essas “teses”, envergonhadas de utilizarem termos como “luta pequeno burguesa”, usam outro termo: “identitarismo”.

Além do retorno da ideia de que as lutas feministas, antirracistas e LGBT compõem, digamos, uma esfera abjeta do fazer política, aqueles que criticam o inexistente “identitarismo” resgatam outra desbotada tese: a de que a transformação econômica (alguns falam até mesmo em revolução) irá colocar abaixo todas as formas de opressões.
Porém, a ideia de que uma profunda transformação sócio/econômica irá colocar um fim em todas as formas de opressões já se mostrou equivocada em variados tempos históricos. Até mesmo teóricas e militantes soviéticas travaram essa discussão ao colocar o debate da mulher e o trabalho: a revolução soviética, com todas as contribuições possíveis, não conseguiu resolver essa questão.

Seja na vida cotidiana, seja o mundo do trabalho, ambos se dão a partir de corpos encarnados que possuem diferenças que servem de marcadores sociais. Dessa maneira, a ascensão da luta feminista, antirracista e LGBT no Brasil coloca em questão um mundo que até pouco tempo atrás era pensado como algo monolítico… tabelas e séries históricas não deixam por menos: homens brancos e heterossexuais estão no topo da pirâmide, seja ela qual for.

O processo histórico e a consolidação das chamadas políticas das identidades

Os atritos entre a esquerda brasileira e os movimentos feministas, LGBT e antirracista não datam de hoje, mas aqui faremos um recorte histórico em torno de alguns acontecimentos históricos que marcam uma virada na relação de tais grupos com os partidos à esquerda da política brasileira.

O primeiro se dá no dia 20 de novembro de 1979 durante uma manifestação organizada pelo Movimento Negro Unificado (MNU) e que reuniu, além dos protagonistas do ato, feministas e LGBT (à época Movimento Homossexual Brasileiro) na escadaria do Teatro Municipal de São Paulo. Essa data é apontada como um ponto de virada desses movimentos em torno da discussão sobre a intersecção entre raça, sexo, gênero e classe.

Ato do Movimento Negro Unificado nas escadarias do Teatro Municipal de SP/Foto: Jesus Carlos/ Memorial da Democracia



Um ano depois, entre os dias 4 e 6 de abril de 1980, a Universidade de São Paulo (USP) seria palco do I Encontro Brasileiro De Homossexuais (EBHO), aberto ao público e realizado no centro acadêmico da Faculdade de Medicina da USP. Ao término do evento, foi realizado um ato público com a presença de mais de mil pessoas em frente ao Teatro Ruth Escobar. Nesse mesmo ano, em maio, um grupo de militantes LGBT participou do ato do 1º de Maio no Estádio da Vila Euclides e se juntou ao movimento operário no ato do dia dos trabalhadores. Para alguns historiadores, essa data marca o início do movimento LGBT tal como o conhecemos hoje.

Serão estes movimentos – negr@s, feministas e LGBT -, que também participarão da fundação do Partido dos Trabalhadores que será o primeiro partido da esquerda brasileira a colocar em seu estatuto a luta contra a LGBTfobia, o racismo e o machismo. Ou seja, as políticas das identidades estão na raiz daquele que hoje é o maior partido de esquerda da América Latina.

Dos anos 1980 até o tempo presente os três movimentos avançaram na ocupação dos espaços de poder, nos partidos políticos e na esfera cultural. Todavia, ainda são estes corpos que morrem ou são rejeitados pelo mundo do trabalho pelo que representam à sociedade, ou seja, por serem mulheres, pessoas negras e LGBT.

Foto: Memorial da Resistência

Políticas das identidades: ampliando a luta de classes e combatendo a assimilação neoliberal

Destacar o fato de que determinados sujeitos são mortos ou perdem oportunidades de trabalho e ou ascensão profissional por conta do que representam socialmente coloca por terra de que apenas a transformação socioeconômica colocaria fim em todas as formas de opressões, pois, quando se trata de um corpo feminino, negr@s e LGBT a classe não determina sozinha o destino de tal vida.

A emergência de diminuir as violências e abrir caminhos para as vidas em questão é o cerne do debate travado pelos movimentos LGBT, feministas e negr@s. Esse entrave se torna ainda mais complexo durante a década de 1990 e começo dos anos 2000 com a manipulação liberal das identidades políticas que, utilizadas por setores econômicos de maneira perniciosa, esvazia de sentido as identidades ao reduzi-las a mera representatividade propagandística.

Ainda que a ocupação das comunicações de massas por corpos não brancos e não heterossexuais seja de extrema importância para a construção do imaginário e também para desmontar a heterossexualidade como único destino possível (normalidade), há uma confusão por parte da esquerda entre representatividade e políticas da identidade: uma não anula a outra e ambas se retroalimentam, mas a primeira só existe por causa da segunda.

Igualar políticas das identidades com representatividade publicitária faz parte de uma estratégia neoliberal que começa a ganhar corpo na década de 1990 e avança no século XXI. Dessa maneira, há um esforço para se retirar as lutas polítcas das identidades da esfera do político e do econômico e assim as reduzirem a meras representações culturais e ausentes de significantes sociais.

Portanto, falar em “combate à opressão” nos tempos atuais é falar na superação de toda uma estrutura que permite a violência (em suas variadas formas) contra determinados corpos por carregarem determinadas identidades e marcadores sociais.

Afirmar que o debate econômico é que o de fato interesse ao povo – além de subestimar o senso crítico da população -, parte de um princípio de que raça, sexualidade e gênero acontecem em uma esfera à parte da vida econômica e do mundo do trabalho… e as denúncias de assédio sexual no ambiente do trabalho? E as pessoas travestis que não conseguem ingressar no mercado do trabalho? E as mulheres negras que recebem os salários mais baixos?

Manifestação #EleNão convocada por movimentos feministas em 2018 contra a eleição de Bolsonaro/Foto: Fórum



As organizações políticas que se pautam, também a partir das identidades, se deram a partir das organizações existentes (partidos, sindicatos etc.), mas precisaram ir além delas para chamar a atenção de que nem tudo seria resolvido a partir da luta de classes, pois, são corpos que mobilizam a luta e empurram a sociedade para a sua necessária transformação e este corpos não são todos iguais, até porque, a ideia de uma sociedade igualitária é a grande farsa liberal que nunca será alcançada, pois, a estrutura existente só pode continuar a existir se permanecer desigual, injusta e obrigatoriamente masculina e heterossexual. Ou seja, as políticas das identidades surgem para atualizar os conceitos e as lutas políticas por um outro modelo de sociedade possível.

Portanto, quando quadros da esquerda ou do chamado campo progressista insistem no termo pejorativo “identitarismo” reproduzem as mesmas desqualificações misóginas, racistas e LGBTfóbicas que ocorriam entre as décadas de 1960 e 1980.

Por fim, não existe a “luta identitária” isolada das pautas de renda, moradia e outras pautas caras ao campo popular da política brasileira, mas sim grupos que nas últimas décadas interseccionaram a luta de classe, a transformação ou superação do modo de produção capitalista com os corpos em movimento – até porque, os corpos são campos de batalhas que estão em disputa pelos modelos políticos vigentes.

O mais curioso é que foram justamente os governos petistas que, na prática, mostraram que é a partir da intersecção entre classe, raça, gênero e sexualidades que se fez o país avançar não apenas em termos econômicos, mas também na construção de uma outra sociedade possível, a saber, mais humana e menos desigual, mas sempre levando em conta as diferenças características de cada grupo social, diferenças que geralmente estão nos corpos e não apenas em tabelas econômicas.

Referências:

Breve História do Feminismo, Carla Cristina Garcia (Ed. Claridade)

Contra a Moral e os Bons Costumes, Renan Quinalha (Cia das Letras)

Direitos em Disputa: LGBTI+ - Poder e diferença no Brasil contemporâneo, Regina Facchini e Isadora Lins França (Org), (Ed. Unicamp)

Dialética Radical do Brasil Negro, Clóvis Moura (Ed. Anita Garibaldi)

A Mulher na sociedade de classes – Mito e Realidade, Heleieth Saffioti (Ed. Expressão Popular)

Além do Carnaval – A Homossexualidade Masculina no Brasil do Século XX, James Green (Ed. Unesp)

Devassos no Paraíso – A Homossexualidade no Brasil – da colônia à atualidade, João Silvério Trevisan (Ed. Objetiva)

Mulher, Estado e Revolução : Política da família Soviética e da vida social entre 1917 e 1936, Wendy Goldman (Ed. Boitempo)