REIVINDICAÇÕES

Trabalhadores em Educação de MG decidem adiar início da reposição de aulas

Sind-UTE/MG se reúne com representantes do governo Zema, mas não há acordo em relação ao prazo para início da reposição de aulas em função da greve

Assembleia aprovou a prorrogação do mandato da direção estadual do Sind-UTE/MG.Créditos: Gilson Carvalho/Sindutemg
Escrito en MOVIMENTOS el

Representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) se reuniram, nesta segunda-feira (25), com as Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag). O objetivo do encontro foi debater o calendário de reposição da greve deste ano.

A direção do Sind-UTE/MG reforçou que a categoria está disposta a construir o calendário, de tal modo que os estudantes tenham a carga horária cumprida.

Contudo, a assembleia considerou a conjuntura marcada pelos frequentes ataques do governador mineiro, Romeu Zema (Novo).

Os sindicalistas destacaram dois fatos emblemáticos, que sinalizam a falta de vontade do governador de negociar com os trabalhadores em educação.

“Zema foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) para propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a legislação que garante reajuste de 33,24% para a Educação. Não satisfeito em se opor ao direito de reajuste da categoria, ele ingressou com outra ação, esta no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), para tentar extinguir a política de pagamento do Piso em Minas Gerais”, apontou a entidade.

Dessa forma, o Sind-UTE/MG informou a deliberação da Assembleia Geral Extraordinária de filiados, indicando que a categoria não iniciará a reposição a partir do dia 30 de abril, conforme havia proposto a SEE/MG.

Como os representantes do governo estadual contra-argumentaram, não houve consenso e a reunião terminou sem acordo em relação ao prazo.

O Sind-UTE/MG também reafirmou pontos acordados na reunião anterior, como a garantia de que todo educador tenha seu direito de reposição assegurado e sem penalidades com o corte de ponto.

O sindicato cobrou, ainda, a realização de uma nova reunião de negociação. Um encontro será marcado até a segunda semana de maio.

Categoria aprova prorrogação do mandato da atual direção estadual do Sind-UTE/MG

O Sind-UTE/MG realizou, no sábado (23), em Belo Horizonte, mais uma Assembleia Geral Extraordinária para definir os próximos passos da luta em defesa da política do Piso Salarial e o novo período para as eleições gerais da entidade.

A categoria deliberou que não abrirá mão do Piso Salarial Profissional Nacional.

A atividade foi convocada para discutir as eleições do sindicato, em atenção ao parágrafo 2º do Art. 62 do estatuto, além de como se comportar diante da movimentação do governo Zema contra a política do Piso Salarial.

Foi aprovada a prorrogação do mandato da atual direção estadual do Sind-UTE/MG, o adiamento das eleições para o ano de 2023 e a realização do Congresso Estatutário entre o final de agosto e início de setembro/2022.