DESAFIOS

Chapa da CUT vence eleição para Sindicato dos Professores no DF

Luciana Custódio foi reeleita à direção da entidade com votação expressiva da categoria: 72,71% dos votos válidos

Chapa 1 venceu com larga vantagem.Créditos: Divulgação/CUT-DF
Escrito en MOVIMENTOS el

Com 72,71% dos votos válidos, a Chapa 1 – “Com Você, Por Você”, encabeçada por Luciana Custódio, foi eleita, nesta sexta (27), à direção do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF).

Reeleita, Luciana avaliou que a votação expressiva é reflexo do trabalho desenvolvido nos últimos anos, “que teve como pilares o compromisso e a responsabilidade com a categoria”. A chapa vencedora é da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF).

“Nossa categoria foi às urnas e mostrou que reconhece o nosso trabalho. Agora, temos à frente o desafio de reestabelecer a educação como prioridade no DF. Embora tenhamos feito o impossível para que nossas crianças e adolescentes não ficassem sem o direito à educação durante a pandemia, o cenário é crítico. Nós fizemos nossa parte, mas o governo do DF abandonou a educação. E hoje faltam até professores nas escolas públicas”, afirmou.

A sindicalista lembrou que, desde 2021, o Sinpro-DF vem insistindo no diálogo com o governo para que fossem realizadas iniciativas que convergissem com a recomposição salarial pleiteada pela categoria.

Estamos há sete anos sem reajuste salarial. Fizemos todos os esforços para que as nossas perdas fossem compensadas, mas o governo do DF se mostrou intransigente. Conseguimos, sim, avanços importantes, como a incorporação do auxílio saúde ao vencimento e o pagamento da última parcela do reajuste salarial conquistado em 2013, devida desde setembro de 2015. Mas ainda há muito a avançar, e não abriremos mão disso”, destacou.

Sindicalista cita os próximos desafios da entidade

A dirigente reeleita lembrou, ainda, que o objetivo da categoria do magistério público é alcançar a Meta 17 do Plano Distrital de Educação, que equipara o vencimento básico de professores e professoras à média da remuneração das demais carreiras de servidores públicos do DF com nível superior.

Além de lutar pela recomposição salarial do magistério público, a chapa “Com Você, Por Você”, tem como propostas a luta pela incorporação da Gratificação de Atividade Pedagógica (Gaped), a realização de concurso público e convocação imediata para carências definitivas, a luta contra a educação domiciliar, a eleição direta para diretores e vice, entre outros pontos.