PRECARIZAÇÃO

Sindipetro-NF protesta contra morte de trabalhador em plataforma da Petrobrás

“Esse assassinato tem culpado, que é a gestão da Petrobrás, que não pensa no trabalhador e só no acionista internacional”, diz Tezeu Bezerra, coordenador da entidade

A manifestação foi realizada no Heliporto do Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes.Créditos: Gabriela Fonseca/Para Imprensa do NF
Escrito en MOVIMENTOS el

O Sindicato dos Petroleiros do Norte-Fluminense (Sindipetro-NF) realizou, nesta quarta-feira (3), um protesto contra a insegurança do trabalho, que causou a morte do caldeireiro Patric Carlos, de 37 anos, abordo da plataforma P-19, na Bacia de Campos, Rio de Janeiro.

A manifestação foi realizada no Heliporto do Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes (RJ).

A diretoria do sindicato denuncia que a redução progressiva de investimentos da Petrobrás em segurança tem provocado o sucateamento das instalações.

“Mais um trabalhador perde a vida na Petrobrás, fruto da precarização das condições de trabalho e da redução de investimentos em segurança”, apontou o coordenador-geral da entidade, Tezeu Bezerra.

“Infelizmente, nós temos sofrido várias pioras nas condições de trabalho, nos salários, na segurança nas plataformas e esse acidente não foi por acaso. Poderia ter vitimado três trabalhadores a mais. Ou seja, poderiam ter sido quatro mortes”, relatou o dirigente.

“O Sindipetro-NF vai continuar na luta. Vamos participar da comissão de investigação do acidente, que está sendo montada. Não vamos deixar barato. Esse assassinato tem culpado, que é, com certeza, a gestão da Petrobrás, que não pensa no trabalhador e só pensa no acionista internacional”, acrescentou Tezeu.

O ato no Farol começou nas primeiras horas da manhã. Os sindicalistas fincaram cruzes nos canteiros próximos à entrada do heliporto e estenderam faixas. Uma delas alerta o trabalhador que “poderia ser você”. O objetivo foi conscientizar sobre a necessidade de todos priorizarem a luta pela segurança no trabalho.

De acordo com o sindicato, apesar do momento de luto da categoria petroleira, a gestão da Petrobrás se mantém intransigente e não permitiu a entrada, no heliporto, da fotógrafa Gabriela Fonseca, contratada pelo Departamento de Comunicação do Sindipetro-NF para cobrir o protesto. As imagens precisaram ser feitas de longe, fora da instalação.

As informações iniciais sobre o acidente são de que o caldeireiro morreu em consequência de ter inalado CO2 na sala do motogerador na plataforma, em acidente ocorrido às 9h30 desta terça (2). No local, acontecia uma obra de retirada de piso gradeado. Segundo Tezeu, outros três trabalhadores também poderiam ter sido vitimados.

Patric trabalhava há apenas dois meses e oito dias para a GranIHC Services S.A., era casado, tinha dois filhos e era natural de São Mateus (ES).

Diretor da FUP vai representar sindicato na comissão de investigação

O diretor sindical da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Antônio Raimundo Teles, vai representar o Sindipetro-NF na comissão de investigação do acidente, que começou na terça a ser formada. A entidade questiona a razão do disparo de CO2 em uma sala com pessoas, quando só pode ocorrer para debelar incêndio quando estiver vazia.

A entidade também está ao lado dos petroleiros e petroleiras da P-19 que paralisaram suas atividades desde terça, impactados pelo luto e em protesto contra a insegurança.

O sindicato reforça que é muito importante que todas as informações sobre o caso sejam enviadas para denuncia@sindipetronf.org.br, com garantia de sigilo sobre a identidade dos denunciantes.