Na próxima semana, Pelotas, no Rio Grande do Sul, sedia o 2º Seminário “Envelhecer no Mercosul”, com apoio do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). A meta é debater políticas públicas para essa população, que vem crescendo de forma acelerada em todo mundo.
Para a diretora do Sindnapi, Eunice Luz, que também responde pela subsede gaúcha da entidade, é fundamental buscar propostas para atender aos idosos sul-americanos. “Precisamos de formas de garantir o envelhecimento digno, ativo e respeitado”.
Te podría interesar
O evento, que contará com lideranças sociais, representantes governamentais, acadêmicos, ativistas e protagonistas da terceira idade, contará com Cristina Hoffmann, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que irá falar sobre o programa Cidade Amiga dos Idosos; Simone Cechini, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – CEPAL; e Lúcio Diaz, da Rede de Coordenação de Organismos Regionais da Sociedade Civil sobre o Envelhecimento da América Latina e do Caribe (Rede CORV), no painel Envelhecer no Mercosul; além de Ivanir Argenta, Cátia Siqueira e Wilson Pastorini, que falarão sobre o Fundo da Pessoa Idosa – Captação e Destinação.
Programação
“Também teremos Rodas de Diálogo entre Fronteiras, intervenções culturais que celebram a memória viva de nossos povos, arte, música e dança”, lembra Eunice.
O 2º Seminário “Envelhecer no Mercosul” acontecerá no próximo dia 17, no auditória do I FSul (Instituto Federal Sul-rio-grandense), Campus Pelotas, na Praça 20 de Setembro, 455, das 9h às 17h.