O Partido dos Trabalhadores está apontando para o futuro. Inauguramos uma nova etapa na trajetória de construção da nossa comunicação partidária, com um investimento estratégico e permanente no ambiente digital. O programa “PTech: Oficinas com as Redes Sociais” é a materialização desse compromisso de gestão do presidente Edinho Silva. E estamos só começando.
Longe de ser é um evento isolado, essa nova fase de compreensão e reposicionamento da Secretaria Nacional de Comunicação do PT é um processo contínuo de modernização. Reconhecemos que a renovação da nossa comunicação passa pela atualização da nossa estética, linguagem e, principalmente, pela presença onde a sociedade está.
As oficinas do PTech são ferramentas para essa transformação. Elas deram início a um processo de capacitação nossa militância com conhecimento das próprias plataformas virtuais - TikTok, CapCut, Google, YouTube, Facebook, Instagram, WhatsApp e Kwai - ensinando como atuar e influenciar de forma qualificada nesses espaços. Queremos que cada militante do PT seja um membro ativo na disputa de princípios, projetos e valores no universo digital. Nosso grande desafio, em uma só frase, é levar a força histórica da militância petista das ruas para as redes.
Alguns podem questionar se esta é uma resposta à ação da direita nas redes. Diremos que sim. É a largada do que pode se caracterizar como uma ofensiva contra o extremismo, mas com métodos completamente diferentes. Recusamos as armas do ódio, do preconceito e da manipulação. Nossa eficácia virá de ferramentas legítimas: os fatos, a defesa da democracia e a conexão com as reais necessidades do povo.
Contra as fakes news, a informação; contra o negacionismo, a ciência; no lugar das pautas da anistia e da impunidade, nossa agenda estará conectada com a promoção da igualdade e da justiça social, com firme combate a todas as formas de privilégio. O Brasil não quer blindagem para os poderosos, quer isenção de imposto de renda e taxação dos super-ricos, quer acabar com a escala 6x1 sem reduzir salários e quer implementar a Tarifa Zero nos transportes urbanos.
Esta é a nova comunicação do PT: aberta, digital e em diálogo permanente com a sociedade brasileira, especialmente com as novas gerações. Estamos chegando com a força do nosso maior patrimônio, a militância do PT. E juntos, com humildade e enorme determinação, vamos reconectar o partido com a esperança de um país cada vez mais justo. Em defesa do governo do presidente Lula, em defesa do Brasil e do povo brasileiro.
*Éden Valadares é secretário nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores.
**Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.