Atacadão, do grupo Carrefour, é condenado pela Justiça por tolerância ao racismo

Ex-funcionária relatou que encontrou o avental que costumava utilizar escrito com a frase: “só pra branco usar”. O recado era assinado por uma colega de trabalho

A rede de hipermercados Atacadão, que pertence ao grupo Carrefour, foi condenado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) nesta segunda-feira (30) foi condenado por tolerância ao racismo e à discriminação religiosa em processo movido por uma ex-funcionária, ajudante de cozinha de 31 anos, que é praticante do candomblé. As informações são do jornal O Globo.

Em sua decisão, o juiz do Trabalho Jose Dantas Diniz Neto diz que está “convencido de que o racismo e a prática de intolerância às religiões de matriz africana avançam no ambiente corporativo da empresa, em todo o país, o que expõe a falência do seu programa de ética e integridade, e a absoluta ineficácia do instrumento interno de comunicação de denúncias”.

A sentença obriga a rede de hipermercados a instaurar, no prazo de seis meses, uma política de combate à discriminação, estabelecendo multa de R$100 mil por cada obrigação descumprida, acrescida de R$ 50 mil por cada trabalhador vitimado.

No processo, a ex-funcionária relatou que encontrou o avental que costumava utilizar escrito com a frase: “só pra branco usar”. O recado era assinado por uma colega de trabalho.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR