O que o brasileiro pensa?
31 de maio de 2020, 19h25

Atos antifascistas acontecem em diversas capitais do país, veja como foi

Ao menos sete capitais brasileiras registraram mobilizações de torcidas organizadas e movimentos sociais antifascistas

Antifascistas em Curitiba | Foto: Diário da Causa Operária

A grande mobilização de torcidas organizadas e movimentos sociais antifascistas realizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro na manhã deste domingo (31) refletiu em outras capitais brasileiras. Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Vitória foram alguns do locais que grupos se manifestaram contra o presidente Jair Bolsonaro e em defesa da democracia.

Além das mobilizações deste domingo, movimentos já programaram novas manifestações durante a próxima semana e no final de semana em diversos estados do Brasil.

Confira abaixo como foi a situação em cada capital neste domingo (31):

São Paulo
Aos gritos de “democracia” e “ô, ô, ô, ditadura acabou”, manifestantes antifascistas de diversas torcidas organizadas fecharam a avenida Paulista, em São Paulo em uma manifestação contra os atos golpistas que vêm sendo realizados por apoiadores de Jair Bolsonaro. O protesto acusou bolsonaristas, mas, após forte repressão da Polícia Militar, os defensores do presidente puderam prosseguir. Eles desfilaram na Paulista com bandeiras com referências neonazistas e fascistas.

Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, torcedores do Flamengo e do Fluminense foram até a praia de Copacabana impedir o prosseguimento de uma marcha bolsonarista. Assim como em SP, a PM deu tratamento diferenciado aos manifestantes e fez um cordão de isolamento para proteger os bolsonaristas que levantam bandeiras como o fechamento do STF.

A capital carioca ainda registrou um ato em defesa da vida da população negra em razão das mortes que tem acontecido em decorrência da violência policial em favelas do estado. O menino João Pedro, de 14 anos, foi uma dessas vítimas. O ato “Vidas Negras Importam” ocorreu em frente ao Palácio Guanabara.

Porto Alegre
Uma semana depois de bloquear carreta antifascista, torcedores voltaram a se reunir em Porto Alegre em defesa da democracia. A página Antifascistas do Grêmio compartilhou fotos da manifestação que circulou pela capital gaúcha. “Vitória Antifascista nas ruas de Porto Alegre!”, publicaram. Um vídeo também ganhou repercussão nas redes, veja:

Curitiba
Por volta das 14h, torcedores organizados e membros do PCO fizeram um bloqueio no Centro Cívico de Curitiba e interromperam uma carreata pró-Bolsonaro que rodava pela capital paranaense. Segundo o Diário da Causa Operária, organizadas antifascistas de Athlético, Coritiba e Paraná Clube estiveram presentes. Veja vídeo:

#NotíciaTorcedores do Coritiba, Athletico Paranaense e Paraná juntos em Curitiba PR.

Publicado por Antifa Hooligans BR em Domingo, 31 de maio de 2020

Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, torcidas organizadas do Atlético Mineiro também conseguiram parar uma carreata organizada por bolsonarisatas. Entre os gritos ecoados pela Galo Antifa esteve o canto “doutor, eu não me engano, o Bolsonaro é miliciano”. Assista:

Vitória
A capital capixaba também teve protestos, que se concentraram na Praça do Papa, em frente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo. O protesto se contrapôs a uma manifestação bolsonarista que acontecia no mesmo local. Veja os registros do Mídia Ninja:

View this post on Instagram

#AntifascistasES

A post shared by Mídia NINJA ES (@midianinjaes) on

Salvador
Um grupo de torcedores antifascistas do Vitória também se reuniu no centro de Salvador contra o presidente Jair Bolsonaro, conforme divulgado pela página Torcidas Antifas Br. Veja:

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags