Carreatas contra Bolsonaro aconteceram em todas as capitais do Brasil; confira

Milhares de pessoas foram às ruas neste sábado em defesa do impeachment do presidente, da vacinação contra a Covid e da volta do auxílio emergencial

A mobilização nacional contra o presidente Jair Bolsonaro convocada para este sábado (23) aconteceu em todas as unidades da federação neste sábado. Além das 27 capitais, houve mobilização em diversos municípios do interior do Brasil.

Leia também: Mobilização faz tag #CarreataForaBolsonaro explodir nas redes sociais

Desde cedo, manifestantes se organizaram em carreatas por todo o país em defesa do impeachment do presidente, a retomada do auxílio emergencial e a garantia de vacinas para todas e todos.

Os atos deste sábado foram convocados pela esquerda, através da Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo e Central Única dos Trabalhadores (CUT), e setores do centro insatisfeitos com o presidente, como o movimento Acredito. No domingo, grupos mais à direita, como MBL e VemPraRua, devem fazer suas próprias carreatas.

Salvador, Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Brasília e Porto Alegre estão entre as capitais com maior mobilização, com centenas de veículos carregando faixas e cartazes contra o presidente, além de bandeiras de partidos de esquerda, sindicatos e centrais sindicais.

Curitiba, Belo Horizonte, Belém, Aracaju, Campo Grande, Teresina, São Luís, Florianópolis, Vitória, Manaus, Natal, Goiânia, Fortaleza, Cuiabá e Maceió também registraram grandes mobilizações.

Em Porto Velho, João Pessoa, Macapá, Rio Branco, Palmas e Boa Vista, os atos foram menores, mas também marcaram presença com buzinaços e gritos contra o presidente. Confira no final da matéria como foi a mobilização em cada capital.

Neste sábado, centrais sindicais, movimentos populares, entidades de classe, diretórios acadêmicos entre outros assinam o manifesto conjunto pelo “Fora Bolsonaro”.

Impeachment

Na sexta, o Datafolha divulgou pesquisa que mostra que a rejeição a Bolsonaro disparou. Tais números surgem no mesmo momento em que a pauta do impeachment ganha nova força, principalmente por conta do novo colapso do sistema de saúde de Manaus, que registrou mortes de pacientes por falta de oxigênio.

Enquanto a população reconhece a responsabilidade de Bolsonaro no atraso das vacinas, a oposição se articulamobilizações são convocadas e as buscas sobre impeachment disparam no Google.

Confira vídeos e imagens que circulam nas redes, por capital, em ordem alfabética:

ARACAJU (SE):

BELÉM (PA):

BELO HORIZONTE (MG):

BOA VISTA (RR):

Confira em reportagem da Folha de Boa Vista

BRASÍLIA (DF):

CAMPO GRANDE (MS):

CUIABÁ (MT):

CURITIBA (PR):

FORTALEZA (CE):

FLORIANÓPOLIS (SC):

GOIÂNIA (GO):

JOÃO PESSOA (PB):

MACAPÁ (AP):

MACEIÓ (AL):

MANAUS (AM):

NATAL (RN):

PALMAS (TO):

PORTO ALEGRE (RS):

PORTO VELHO (RO):

RECIFE (PE):

RIO BRANCO (AC):

RIO DE JANEIRO (RJ):

SALVADOR (BA):

SÃO LUÍS (MA):

SÃO PAULO (SP):

TERESINA (PI):

VITÓRIA (ES):

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR