O que o brasileiro pensa?
21 de junho de 2020, 11h17

Charge que irritou Bolsonaro é transformada em faixa gigante por manifestantes de Brasília

Atos pró-democracia e antifascista são separados por um forte aparato de segurança da esvaziada manifestação bolsonarista, que neste domingo não deve contar com a participação do presidente

Foto: George Marques

Manifestantes pró-democracia que se manifestam neste domingo (21) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, transformaram a charge de Renato Aroeira que irritou o governo de Jair Bolsonaro em uma faixa gigante, que foi hasteada na rodoviária da capital federal.

Na segunda-feira (15), a Secretaria de Comunicação (Secom) de Bolsonaro ameaçou, via Twitter, processar Aroeira por conta da charge que associa o presidente ao nazismo por conta de seu incentivo à invasão de hospitais. A ameaça se estende ao jornalista Ricardo Noblat, que compartilhou a charge.

Os manifestantes antifascistas e pró-democracia, responsáveis pela faixa da charge, concentram-se de um lado da Esplanada dos Ministérios. Do outro, em menor número, estão apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que pedem o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e fazem ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A região foi fechada para a circulação de carros por decreto do governador do Distrito Federal e um forte aparato de segurança foi montado para separar os grupos pró e contra o governo.

Segundo o jornalista George Marques, que está no local, o clima é tenso por conta da elevada quantidade de policiais. Nenhum incidente, no entanto, foi registrado até a publicação desta matéria.

Diferentemente de outros finais de semana, o presidente Jair Bolsonaro não deve participar do ato de apoiadores neste domingo, já que viajou ao Rio de Janeiro para o funeral de um militar.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum