Colegas pedem suspensão de aluno da Mackenzie que exibiu suástica de seringas

Ao ser repreendido por professor, aluno de Direito, identificado como Rafael, trocou a suástica nazista para imagem que dizia 'make orwell fiction again', em referência ao livro 1984, de George Orwell

Estudantes de Direito da Universidade Mackenzie, uma das mais tradicionais de São Paulo, estão coletando assinaturas para pedir a expulsão de um aluno identificado como Rafael que entrou com a imagem de uma suástica de seringas na aula online de Laboratório de Direito Público, da sala 10S, nesta quarta-feira (15).

Notícias relacionadas

“Nós, os alunos da sala 10S e demais alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos sentimos profundamente ofendidos, principalmente diante do atual cenário de instabilidade política e comunicamos à coordenação o ocorrido, e pedimos para que o aluno seja imediatamente suspenso e o caso seja adequadamente averiguado pela Faculdade, bem como encaminhado ao Ministério Público”, diz o texto, publicado nas redes sociais.

Segundo o documento, em princípio os alunos pensaram se tratar de um invasor, quando o colega de sala se identificou, dizendo que “estava apenas exercendo seu direito de protesto, pois esta semana os funcionários públicos foram obrigados a se vacinar”.

“O professor, ao ter ciência do que ocorria, pediu para que o aluno removesse a foto. Este o fez, sob protestos, para uma imagem que dizia ‘make orwell fiction again’, em referência ao romance 1984 escrito por George Orwell”, diz o texto, citando o livro de ficção que é um dos mais citados pelos apoiadores de Jair Bolsonaro.

Em entrevista à Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, o professor Helcio Dallari, que ministrava a aula disse que foi alertado pelos próprios alunos sobre o símbolo nazista usado pelo colega.

“Se eu tivesse reparado antes, já teria até mencionado. Não sei quem deu o alerta aí, eu agradeço. É uma questão de trocar essa imagem. Já está identificado, é aluno, mas enfim, não dá para usar esse símbolo, não”, disse Dallari, alertando o aluno que a suástica nãoer a um “símbolos aceitável” e não tem respaldo.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR